20090617

Fantasia 15 - Pelourinho

A gesta fantasiosa do executivo encabeçado por Carlos Pinto procura novo fôlego -os anos pesam, e a consciência também, certamente- perante a aproximação do acto eleitoral. No seguimento das anteriores maravilhas, como a transformação do Pelourinho numa rotunda/cromeleque gigante (na imagem), a quimera de um condomínio 5 estrelas continua a autorizar as mais disparatadas alquimias amnésicas, na tentativa de fazer esquecer os sucessivos falhanços estratégicos, por exemplo, da SRU Nova Covilhã. Esta mesma elite especializada em anunciar o que fará e o que não fez com o mesma naturalidade do que desfez, volvidos 16 anos, alienada dos problemas reais das pessoas, como o desemprego galopante..., limita-se a animar a malta, "revivendo" um passado mítico, incapaz de inventar o futuro, numa trágica propensão para o abismo, como nota o Carpinteira:

"Depois de 8 anos [16, não?] de falhanço completo na requalificação do centro historico, a Administração apresenta um projecto de cara lavada e "respeito pelo passado", numa rua, onde as casas continuam a cair aos bocados" "(Re)viver o pelourinho é mais uma arenga fabulosa da Administração pra gáudio dos basbaques [programa no Máfia da Cova, que se presta ao frete]. São momentos como este, que nos dão a conhecer o verdadeiro significado de democracia participativa no condomínio. Trata-se d’um evento extraordinário, promovido pelos coveiros do centro da cidade e do comércio tradicional. Nem a propósito; recordamos hoje, uma inolvidável (re)vivência festiva no Pelourinho, faz precisamente um ano".

Cumplicidades

"O estridente protesto de Paulo Rangel por causa da roubalheira no BPN foi idêntico aos sonoros ultrajes de Sócrates por causa do Freeport. Além de serem questões criminais, o Freeport e o BPN são temas políticos (...) Porque foram abusos de valores públicos. Porque interpelam violações da ética republicana." Mário Crespo, JN

20090615

Prémio Romão Vieira (10)

Dado que foi reservado o acesso electrónico, o Grémio* deu-se ao trabalho de reproduzir um pergaminho do Jornal do Fundão para fundamentar a renomeação do jogral ao homónimo Prémio Romão Vieira. Para poupar tempo ao leitor sem denegrir a qualidade jornalística da peça, apenas mantivemos legíveis as perguntas, pois as respostas nada adiantam. Ignore os pontos de interrogação e obterá o perfeito resumo de mais uma profética "entrevista" de Carlos Pinto. Junte ao cabeçalho e espere... espere pelo 5º mandato. Agora é que vai ser!

20090614

Faltam (bons) exemplos?

"Pela honestidade e contra a corrupção, os portugueses necessitam de exemplo, bem mais do que de sermões. (...) Contra a decadência moral e cívica, os portugueses terão mais a ganhar com o exemplo do que com discursos pomposos. (...) O exemplo dos seus heróis, mas também dos seus dirigentes. Dos afortunados, cujas responsabilidades deveriam ultrapassar os limites da sua fortuna. Dos sabedores, cuja primeira preocupação deveria ser a de divulgar o seu saber. Dos poderosos, que deveriam olhar mais para quem lhes deu o poder. Dos que têm mais responsabilidades, cujo "ethos" deveria ser o de servir. Dê-se o exemplo e esse gesto será fértil! Não vale a pena, para usar uma frase feita, dar "sinais de esperança" ou "mensagens de confiança". Quem assim age, tem apenas a fórmula e a retórica. Dê-se o exemplo de um poder firme, mas flexível, e a democracia melhorará. Dê-se o exemplo de honestidade e verdade, e a corrupção diminuirá. Dê-se o exemplo de tratamento humano e justo e a crispação reduzir-se-á. Dê-se o exemplo de trabalho, de poupança e de investimento e a economia sentirá os seus efeitos. Políticos, empresários, sindicalistas e funcionários: tenham consciência de que, em tempos de excesso de informação e de propaganda, as vossas palavras são cada vez mais vazias e inúteis e de que o vosso exemplo é cada vez mais decisivo." António Barreto, aqui

20090613

PSD

Este cartoon do Inimigo Público também faz, à sua maneira, uma certeira extrapolação do estado de espírito "tuga" das eleições europeias para as legislativas; quiçá para as autárquicas, mudando a personagem, não?

Prémio Romão Vieira (9)

"É de uma irresponsablidade inexplicável, por parte do Notícias da Covilhã, deduzir uma acusação visando o Coordenador Distrital do Bloco de Esquerda, Bruno Pereira, quando este não é citado em nenhum momento no meu comunicado (...) Aos Jornalistas pede-se seriedade e rigor. A tentativa atabalhoada de fabricar factos políticos sem os confirmar deu este resultado." Ana Monteiro, Manufacturas

20090611

"A rapidinha"

Atordoados com as celebrações do Dia da Raça, quase nos passava ao lado a rapidinha de Carlos Pinto com a sua equipa, cujo anseio de eficiência vem reduzindo progressivamente a duração das reuniões de Câmara: a última durou 7 (sete) minutos, segundo a RCB. O Grémio* lamenta (mesmo) que o condomínio 5 estrelas não tenha grandes decisões a tomar. Porém, num momento em que se fala tanto do descrédito dos políticos, louva a coragem de acabar com estes "simulacros" democráticos, que são uma pura perda de tempo. Assim, ao menos, a transparência é total.

20090608

Fazer de conta (2)

"Façamos de conta que o que se passou no BPN e na SLN não é mesmo uma enorme "roubalheira"... Façamos de conta que a mais-valia de 147 por cento do investimento de Aníbal Cavaco Silva e família não aparece nos dois mil milhões de prejuízos do BPN nacionalizado. Façamos de conta que não é o contribuinte português quem está a pagar esses dois mil milhões. Façamos de conta que é normal (...) Façamos de conta que não conseguimos imaginar quantas escolas, quantos hospitais, quantas contas de farmácia, quantas pensões mínimas, quantas refeições decentes se podem comprar com esse dinheiro." Mário Crespo, JN

A disputa: Boidobra vs Santa Maria

José Pinto, presidente da Junta da Boidobra, diz que "o Hospital Pêro da Covilhã está implantado em terrenos que pertencem à freguesia", que tem provas, que tem posto "placas identificadoras", que a Câmara da Covilhã "retirou sempre as placas" [!], que não tem "orçamento para colocar placas sistematicamente", etc. O chorrilho de queixumes relatado pelo DXXI diz tanto da política autárquica como do caos territorial do município, que obriga quem habita numa freguesia a recensear-se noutra, adulterando os cadernos eleitorais.

PSD da Covilhã em contra-ciclo

Nestas eleições europeias o PS obteve quase 34% dos votos no concelho da Covilhã, contra 22,5% do PSD. Especialmente significante por contrariar a tendência nacional, expressará tal diferença (11,43%) um cartão vermelho a Carlos Pinto/PSD?

20090605

Urbanismo 5 estrelas (22) - Piscina-praia


Inaugurada há um ano, essa emblemática obra do regime conhecida por piscina praia já teve de ser reforçada com os três (por enquanto) lindos contrafortes que aqui vê. É o preço da pressa noutra obra atabalhoada.

20090604

Gosto na miséria, apenas

"A Cova da Beira aparece apenas em 21.º lugar em 30 sub-regiões nacionais", mas é "a mais competitiva da Beira Interior" (sic!) no índice nacional de competitividade, onde a sub-região da Serra da Estrela figura em último, dizem os pergaminhos do JF com a sua inaudita capacidade de transformar o infortúnio num consolo. O título, "Uma foice em seara alheia" não se adequa, mas fica bem ao jogral. Debate no carpe.

20090603

É a cultura, senhores

O carpinteira associou-se à iniciativa "cultural" do consórcio Banda/Câmara da Covilhã, beatificamente intitulada "Até os santos dançam." O Grémio* já comentou. Acompanhe aqui o karaoke.

Urbanismo 5 estrelas (21) - Ordenação do trânsito

A imagem ao lado, da Zona Industrial do Canhoso, procura testemunhar a competência da Câmara da Covilhã na ordenação do trânsito automóvel, que é um reflexo directo do planeamento urbano característico do consulado de Carlos Pinto. Nela se descrevem os dois trajectos mais curtos entre os pontos A-B e entre C-D. Será de propósito?

O Grémio* acha ainda mais impressionante a apatia -ou orgulho, nunca se sabe- dos covilhanainses perante situações destas, que são mato. Será por bairrismo? Por acharem estas rotundas e sentidos obrigatórios modernos e estratégicos? Por serem do PSD? Por gostarem de andar às voltas? Ou simplesmente por masoquismo?

20090602

Urbanismo: o buraco negro da democracia

Maria José Morgado, procuradora-geral adjunta, criticou a falta de enquadramento penal para os crimes urbanísticos: "Essa omissão de incriminação, que se tem mantido ao longo de todas as reformas penais, tem originado fenómenos de impunidade total que têm aumentado a descrença na actividade da justiça (...) por dificuldade em detectar os fenómenos ou por desconhecimento completo, estamos numa área que é uma espécie de buraco negro da democracia, em que tudo acontece e em que não há consequências (...) há pactos de silêncio entre os interessados (...) que permite "que as operações mais obscuras sejam apresentadas sob um manto de legalidade (...) Isto transforma-se no maior imposto que os portugueses pagam, que é o imposto do suborno das corrupções indetectáveis" SOL
_
Para perceber do que fala MJM, veja alguns exemplos divulgados e (ainda) não esclarecidos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Morreu o cavaquismo

"Entre mais-valias na carteira de acções do professor Cavaco Silva e o solilóquio de Oliveira e Costa no Parlamento, morreu o cavaquismo. As horas de aflitivo testemunho enterraram o que restava do mito. Oliveira e Costa e Dias Loureiro foram delfins de Cavaco Silva. Activos, incansáveis, dinâmicos, competentes, foram para Cavaco indefectíveis, prestáveis, diligentes e serventuários. Nas posições que tinham na SLN e no BPN estavam a par da carteira de acções de Cavaco Silva e família. (...) hipotecaram-nos, quando a concretização dos sonhos de poder do professor exigia mais um esforço financeiro, mais uma sede de campanha, mais uma frota de veículos para as comitivas, mais uns cartazes, um andar inteiro num hotel caro ou uma viagem num avião fretado. Dias Loureiro e Oliveira e Costa estiveram lá e entregaram o que lhes foi requerido e o que não foi." Mário Crespo, para ler na íntegra no JN
_
Dada a falta de consequências dos escândalos nas mais altas instâncias da governação, tememos que a partir de agora seja sempre a piorar, até chegar às comadres autárquicas... Enfim, pode ser que mude a resignação do "tuga" perante a "roubalheira".

20090601

Prémio Romão Vieira (8)

Nomeação de Romão Vieira ao Prémio homónimo, por continuar a raspar o pergaminho do JF. Diz RV que "Carlos Pinto falou numa mesa redonda sobre "Deslocalização" perante cerca de 250 gestores de organizações internacionais... num debate de duas horas e meia [safa!]. Das vantagens da localização de um Call Center na Covilhã... recursos humanos qualificados... centralidade... entre outros aspectos."

O Jornal do Fundão tem o direito de continuar a endeusar o edil, mas será justo apontar o emprego de telefonistas precários como exemplo de desenvolvimento? Considera-o o "jornalista" (ou o director...) um novo paradigma de deslocalização, o suposto tema? Referir-se-ia o edil à "deslocalização" do mercado municipal? Terá o JF esquecido o seu passado, do qual em boa parte ainda vive?

20090531

Corrupção

"Os principais partidos têm um pacto. É um pacto de não agressão e de partilha e invasão da justiça. (...) O imposto mais alto que os portugueses pagam é a corrupção." Ricardo Cardoso, Tabu

20090530

Quem paga as perseguições políticas?

"Mais uma vez adiado - O tribunal da Covilhã adiou para 4 de Novembro, o julgamento de cinco elementos da concelhia do PCP, acusados de difamarem a gestão social democrata no município covilhanense. O processo remonta à alienação de 49 por cento do capital social da empresa municipal “águas da Covilhã”, tendo o PCP contestado, utilizando para o efeito cartazes onde usou a palavra “negociata” para criticar a decisão do executivo. Os cinco elementos do PCP da Covilhã, que foram absolvidos em 2008, voltam a ser julgados porque o sistema de áudio do tribunal não funcionou. A autarquia solicitou a gravação do julgamento para interpor recurso da sentença e o tribunal..." RCB - Que honra estará a ser defendida? Quem paga aos advogados?

Candidatura bem esgalhada

"O improvável candidato - Dizem-nos, mas nós não creditamos, que o dr pinto se prepara para tirar o probo vereador Esgálhamos do armário, e apresentá-lo como candidato PSD ao condominio covilhanense. Não é provável que o dr pinto, criatura de omnisciência divina, já se tenha fartado da proverbial missão de apascentar jumentos em cerimónias inaugurativas... que depois de uma vidinha insalubre de culto da personalidade, o dr pinto entregasse assim, de mão beijada, os destinos do condominio."Carpe

20090529

Urbanismo 5 estrelas (20) - Espaços "verdes"


Se há imagem que identifica bem o modelo de gestão do espaço público seguido por Carlos Pinto ao longo dos seus 4 mandatos são estes lindos jardins de plástico, lixo e pedra espalhados por tudo quanto é talude, rotunda ou canteiro da cidade e das aldeias mais progressistas. Um verdadeiro case study 5 estrelas, com variações. Embora não inaugurado oficialmente, o que se vê na imagem, junto à Rotunda do Intermarché, está aberto ao desfrute dos covilhanenses mais ousados. Aproveite!

20090528

A pobreza

"A pobreza dos debates, a inconsistência das propostas, o cansaço dos eleitores não são elementos novos que decorrem do período eleitoral: são, antes de mais, o espelho de uma forma de fazer política que se cristalizou entre nós." Constança Cunha e Sá, CM 26/05

20090527

Dias Loureiro - decência?

"...cada minuto que passar até Manuel Dias Loureiro apresentar o seu pedido de demissão do Conselho de Estado degrada a qualidade da nossa democracia porque destrói a confiança dos cidadãos nas instituições da República. (...) Mas a decência e a lealdade não parecem fazer parte das qualidades de um dos políticos portugueses que mais enriqueceu durante e depois de ter exercido cargos públicos." J. M. Fernandes, PÚBLICO

Urbanismo 5 estrelas (19) - Vias rápidas


Aqui está a prova de que a Câmara sempre faz obra e de primeira necessidade. O alargamento viário deste troço do eixo TCT é mais um lindo serviço prestado à cidade pelo "consórcio" Esgalhado / Valério & Valério. Investimento que permitirá chegar mais depressa da rotunda do Serra Shopping ao cruzamento do "cá te espero", o nó que devia ser resolvido e não é. Enfim.

20090526

Urbanismo 5 estrelas (18) - lixeira

"Lixeira Ilegal em Cortes do Meio... Neste espaço (clique) são depositados todo o tipo de materiais sem qualquer controlo... degradante... péssimo cartão de visita... E o mais grave desta situação é o facto de ser a Junta de Freguesia de Cortes do Meio, a entidade gestora responsável..."

20090525

Prémio Romão Vieira (7)

Terceira nomeação de Eduardo Alves ao Prémio Romão Vieira, não pela capacidade de repetir "inaugurações" na mesma peça mas pelo tom laudatório, muito apropriado ao jornal universitário:

"Uma “mão cheia” de inaugurações... um calendário de várias inaugurações. Diversas inaugurações... calendário de inaugurações... Carlos Pinto, que preside à autarquia covilhanense... no dia da inauguração... inauguração do Parque de São Miguel... a comitiva [?] social-democrata viaja até à freguesia de Unhais da Serra para inaugurar... conjunto de obras... quatro milhões de euros... inauguração da “Grande ETAR da [grande] Covilhã”.

Tarifas da AdC entre as mais caras

Agora que Carlos Pinto julgava o assunto esquecido, vem o Expresso, "jornal centralista da capital" contrariar a administração da Águas da Covilhã e a Câmara esclarecendo os condóminos que, afinal, pagam a 6ª tarifa de água mais cara do país. Por enquanto.

20090524

Covibus, mais 75 mil euros por dois meses

O rocambolesco processo da COVIBUS tem novos desenvolvimentos: "A administração PSD do condomínio, paga 75 mil euros à Covibus por dois meses do serviço de transportes urbanos, o que dá um bocadito mais de 1000 euros por dia. Mais: a nova concessão ainda aguarda o visto do Tribunal de Contas, mas a transportadora já está a operar desde o início do mês... por muito menos, o dr Pinto já perdeu umas eleições. Lembram-se?" Carpinteira
_
O artigo de O Interior ajuda a perceber a competência da Câmara na gestão deste processo e no desperdício de recursos públicos.

20090522

Lopes da Mota, o símbolo

"Lopes da Mota é o representante ideal. Ele é o genuíno e fiel símbolo da justiça portuguesa" António Barreto

20090520

"Caciques"

"Julgo que é hora de acabar com os caciques. Mandá-los embora! Renovar as listas, dar oportunidades a outros, trazer decência, cultivar a honestidade. Urge ter uma acção... Mas temo que, com medo de perder, os partidos eternizem no poder chefes caciques. Vamos ver se há coragem para mudar." Café Mondego

20090515

Mais 20 mil euros para o "aeroporto"

A somar aos 514 mil euros comprometidos no projecto do "aeroporto", no mês passado lá voaram mais 20.304,00€ em "serviços complementares" (?) ao mesmo, a realizar em 35 dias (trinta e cinco dias!), por ajuste directo, como convém às boas e transparentes práticas da administração pública. É justo, pois ao contrario dos bens de primeira necessidade, as fantasias não têm preço, não é?

20090513

Urbanismo 5 estrelas (17) - Trânsito

Na imagem indica-se o circuito que quem sai da Central de Camionagem descreve se pretender deslocar-se em direcção ao Tortosendo, por exemplo. Uma das inúmeras consequências do caos urbanístico e viário do condomínio 5 estrelas, que nem a proliferação de semáforos resolve. Parece-lhe lógico ir à rotunda do Tribunal inverter a marcha? Resultará este disparate da aplicação do ansiado Plano de Mobilidade?

20090512

Requiem pela ponte do Paul (2)

Em complemento do n/ post sobre a adulteração da ponte do Paul, veja aqui outra consequência prática desta obra desnecessária.

Fantasia 14 - Centro histórico

"...o significado do lançamento d’um programa de arrendamento jovem para aumentar a fixação de pessoas no centro histórico da Covilhã... 15 anos depois de vigência PSD na câmara da Covilhã... intenções eleitoralistas..., pois o locus horribilis incomoda pela decadência... aglomerado de ruínas... necessário assumir, conscientemente, que revitalizar o centro, tinha de comportar uma certa dose de renúncia ao modo egotista de pensar a cidade, a que nos habituou o dr pinto..." Carpinteira

"Estas reconstruções no centro histórico da Covilhã são a prova de inteligência oxigenada e da clássica beleza arquitectónica, entregue aos arautos do planeamento urbano do Condomínio. Os condóminos pasmam... Já não bastava o abandono, agora ainda o descaracterizam." Carpinteira
_
Aqui fica uma achega para entender o préstimo da SRU Nova Covilhã. É estranho que não seja o prof. Esgalhado, a pessoa a quem pagamos para gerir esta EM, a anunciar aquele suposto programa, já que da sua actuação pouco mais se conhece que boatos e quarteirões esventrados. Sentir-se-á Carlos Pinto ultrapassado?

20090509

Pinto regressou. Faltam as explicações

"...Em Dezembro de 2008, Carlos Pinto anunciava em comunicado que não participaria nas reuniões até que fossem apuradas as conclusões e todos os factos sobre alegadas ilegalidades cometidas na construção da habitação particular do autarca... No final de reunião pública desta sexta-feira aos jornalistas Carlos Pinto não adiantou muitos pormenores, “obtive as respostas que considerei suficientes para estar aqui hoje”, garante o autarca que reserva para mais tarde declarações “sobre outras realidades que eu quero explicar e que aconteceram neste caso.”" Susana Proença, JF
_
Que importa que Carlos Pinto tenha respostas, se faltam as explicações públicas?

20090507

Urbanismo 5 estrelas (16) - rotunda do intermarché


As crateras documentadas, junto ao studio residence, estão assim, desprotegidas há 4 ou 5 anos, enquanto esperam a implantação de tesouros arquitectónicos semelhantes aos da imagem, típicos do condomínio. Felizmente ainda ninguém caiu nos buracos. Apesar disso, sem se perceber para benefício de quem, nem de quê, a Câmara equipou e mantém os "jardins" envolventes a estas verdadeiras armadilhas, indiferente à alegre progressão da dívida...

20090506

A bênção? Das pastas?

A Associação Académica da Covilhã anuncia que vai "realizar a edição de 2009 da Bênção das Pastas... no dia 9 de Maio, pelas 11 horas, no Monumento Nossa Senhora da Conceição, designado pelo Sr. Padre Luciano." - Os desvarios desta universidade pública, por definição laica, continuam a surpreender. Uma bênção, em pleno século XXI? Cabem estes vestígios escolásticos na missão da AAUBI? Influências de Bolonha?

Igreja acima da lei?

A Igreja goza de diversas e discutíveis isenções fiscais na República, mas quer mais: "Dezenas de párocos, um pouco por todo o País, receberam cartas das Finanças a obrigar ao pagamento de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) das suas residências e respectivos passais. As cartas surgem ao arrepio do que tinha ficado combinado aquando da assinatura da nova Concordata..., além das igrejas, capelas, mosteiros, conventos e seminários, ficariam isentos do pagamento do imposto (que apesar de municipal é cobrado pelas Finanças) os edifícios destinados à ministração da catequese e preparação de celebrações, como os centros paroquiais, e as residências dos párocos..." Correio da Manhã

Partidos de acordo, finalmente!

Afinal, os partidos têm muito em comum, segundo Manuel A. Pina: "Foi um dia histórico na AR: todos os partidos, da direita à esquerda, de acordo. Inacreditável? Não, tratava-se de aumentar de 22.500 para 1.257.660 euros - 5 500% de aumento! - o valor que os partidos podem receber em "cash" (…). E, já que estavam com a mão na massa, decidiram alargar ainda as subvenções que recebem do Orçamento de Estado."

Depois dizem que o país "está a caminho do declínio", como se nada fosse com eles. Honra seja feita a João Cravinho, que classifica esta
lei como “uma pouca vergonha, “um atentado ao bom funcionamento das instituições democráticas” e uma “porta aberta à corrupção”.

25 de Abril, na Covilhã?

Com que legitimidade e por que razão a Assembleia de Freguesia de Tortosendo censurou o discurso de Ana Monteiro na Sessão Solene comemorativa do 25 de Abril? Por que afirma o elemento da CDU que a intervenção da deputada municipal do Bloco de Esquerda "em nada dignificou as Comemorações do 25 de Abril"? Sai o PCP mais dignificado?

O Grémio* tem aguardado alguma crítica, opinião, um argumento que seja sobre o empenhamento de alguém em dizer o que muitos calam, mas nada. Nada. É certo que o discurso da Ana Monteiro precisa, num ponto ou noutro, de descodificação e que isso não está ao alcance de qualquer romão. Porém, a sua riqueza reside precisamente na ambivalência de juntar a voz crua de quem passa dificuldades - É muito complicado querer dar de comer aos nossos filhos e não termos -, e são cada vez mais no concelho, a observações acutilantes sobre a segregação e desprezo perpetrados pela casta política reinante.

O discurso da Ana afronta a cultura de patrocínio autárquico, cujos processos de intimidação são públicos e que deveriam merecer a condenação de todos os partidos, inclusive do PSD, demonstra séria preocupação com a condição humana e propugna um conjunto de valores universais, mais importantes que a bacoca formalidade cerimonial. No fundo, é um discurso político, no que isso pode ter de sério. Et pour cause, transcrevemos do seu blog alguns excertos.

"…Testemunhos paradigmáticos do cortejo condenado dos oitocentos trabalhadores, na sua maioria mulheres, com salários em atraso nas confecções da cova da beira. Em cima de suas cabeças conta é a certeza da pena do tombar no olho da rua... Dos representantes da classe dirigente local, o bem nutrido registo infame da ataraxia... O monolítico poder local, que se deveria comprometer com o desenvolvimento de toda uma população, forja na economia doméstica “virtuosas” dívidas de 88 milhões de euros... Os cavalheiros representantes da classe dirigente nacional administram o país em seu nome, dissimulam a necessidade de se manterem no seio da impostura, longos passos se dão para alimentar banqueiros, estas figuras paradigmáticas, que na sua autópsia revelaram nas entranhas a absolvição da má gestão, do roubo descarado, dos milhões da corrupção... Há qualquer coisa de bafiento no epicentro da esfinge podre deste poder, que na nossa cidade determina o que vai acontecer, mestres nas piruetas e nos artifícios da circunstância e da pompa que em altitude se iluminam, adulados, venerados e bajulados por espantalhos. Podre poder automaticamente poderoso que se entranha e insiste no desenfreio do florescimento do mercado imobiliário, que vai-se lá saber porquê, esta insistência não corresponde à procura real de habitação na cidade... Investe-se na propaganda de “salvadores da urbe”, onde todos os compromissos assumidos com as gentes se transformam em menos que nada, neste universo partido mutila-se uma cidade ao serviço da vontade de clientelas. No escalpe da toponímia da cidade nascem elevadores de vã glória, as pontes de vã de eternidade, templos do vão consumismo, promessas vãs de felicidade... os ares da globalização, do desenvolvimento, das obras “extruturantes”, do cosmopolitismo saloio. A diferença é expurgada nesta cidade, na política do pontapé, no repertório passional trauliteiro, carroceiro e calhoeiro, varre-se deste concelho quem olhe de esguelha o servilismo lacaio do regime. Escorraçam-se os legítimos opositores democráticos, censuram-se artistas e intelectuais opositores. Vinga esta cultura de patrocínio autárquico, atolam-se os inventores de novas formas de democracia, de novas armas consistentes de libertação. O medo faz caminho, o medo de não arranjar e o medo de perder o emprego, o medo de serem substituídos por outros mais “empenhados” e mais “praticantes”, o medo de não conseguir a licença da Câmara, o medo da marginalização, o medo das garras disformes da justiça… o medo de perder a cunha para o lugar num lar de idosos… o medo… o medo… o medo de quem não joga com as cartas viradas para cima. O medo de aplaudir quem se compromete e de quem não amocha, o medo de aplaudir o cidadão da esfera livre, denunciado e serpenteado, pela ignorância do regime, como nocivo para os “crentes”... Tarda o relâmpago da liberdade!"

20090505

Fantasia 13 - Covibus

A empresa concessionária dos transportes públicos da Covilhã defraudou as expectativas, segundo a Máfia da Cova: "Além dos "novos" autocarros da COVIBUS se parecerem aos antigos... e em nada serem parecidos aos prometidos pela empresa espanhola e pela Câmara da Covilhã, os protestos dos utentes são mais que muitos... atrasos de até 1 hora... paragens retiradas pela antiga empresa, e que até à data de hoje ainda não foram recolocadas... obrigando os passageiros a ficar à chuva e agora ao sol, à espera dos autocarros, isto quando aparecem." - Não acertam uma! Prometeram autocarros ecológicos, mais frequentes, com novas carreiras... Leia as useiras desculpas.

Eleições autárquicas e a vida

"Finalmente, as autárquicas. Na maioria dos municípios, as câmaras continuarão a esquecer o que deveria ser a sua missão primordial: conservar e manter o espaço público e gerir harmoniosamente o território. Por outro lado, o urbanismo permanecerá refém das negociatas com os empreiteiros do regime e continuarão a acumular-se tachos e empregos para os apaniguados do partido. Com excepções - é certo - irá deteriorar-se a qualidade de vida, degradar-se-á ainda mais a paisagem, enquanto se fortalecem os mais perversos interesses. Há que reescrever o enredo desta tragicomédia. Só um sobressalto cívico nos pode tirar deste torpor que nos encaminha para o abismo. O povo dispõe ainda dessa arma poderosa, o voto, que deve usar de forma inteligente e estratégica." Paulo Morais, JN

Urbanismo 5 estrelas (15) - Av. da Anil

A expansão "urbana" da Covilhã, sob os auspícios de Carlos Pinto/PSD, tem sido um laboratório de incontáveis tipologias de desenrascanço, de arbitrariedade... e de laxismo (perante alguns) da fiscalização municipal. O exemplo abaixo, captado numa das mais concorridas artérias da cidade, a Av. da Anil, elucida-nos sobre a estratégia da Câmara na consecução de um condomínio verdadeiramente 5 estrelas. Apesar de tais malabarismos na usurpação da via pública, constou no Grémio* que até os proprietários mais jeitosos têm dificuldade em "meter" o carro naquelas garagens. Os peões passam.

20090504

Auditoria insólita

"António Leal Salvado está a efectuar uma auditoria à autarquia fundanense. O anúncio feito pelo candidato que vai encabeçar a lista do PS à presidência da edilidade nas autárquicas deste ano. Leal Salvado garante que essa auditoria está a ser feita com o conhecimento do actual autarca, Manuel Frexes, e tem como principal objectivo o real apuramento da situação da câmara "todos os documentos que estão na autarquia são públicos, eu apresentei-me e disse ao presidente que queria ver tudo e ele concordou"." RCB

Urbanismo 5 estrelas (14) - semáforos

Aqui estão outros semáforos absolutamente inúteis, supostamente destinados a regular o tráfego de peões, numa via sem passeios e sem passadeira, onde as pessoas que arriscam deslocar-se o fazem pela valeta. Mais adiante, a câmara duplica alegremente a via do TCT... Será a concretização do tal Plano de Mobilidade? Quem beneficia com tais disparates?

20090503

"Mais um prémio para o coro misto"

"Enquanto o maestro Cavaco, o tal do festival da cherovia, reclama melhor imagem e marketing para a inexistente cultura da Covilhã, o Coro Misto da Beira Interior, conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata no 7º Concurso Internacional de Coros de Veneza, Itália... coro que a autarquia da Covilhã não apoia [1 e 2]" Carpinteira

Desemprego na Covilhã

"Para os 5161 desempregados inscritos no Centro de Emprego da Covilhã houve em Fevereiro apenas 233 ofertas de emprego. Dados que reflectem a tendência. Mais gente desempregada e cada vez menos empresas à procura de trabalhadores... Se o sector têxtil há anos que tem vindo a ser afectado, no início deste ano notaram-se sobretudo problemas na construção civil e no pequeno comércio. Áreas que têm deixado muita gente no desemprego mas não têm o mesmo impacto público, uma vez que cada uma destas pequenas empresas não emprega uma quantidade de gente como acontece, por exemplo, numa fábrica de confecções. Em comparação com igual período do ano passado há mais 500 desempregados inscritos. Já as ofertas de emprego baixaram 29,2 por cento. O que significa que são poucos os postos de trabalho que se criam...é hoje mais difícil encontrar emprego que há um ano atrás" NC

20090502

Paragens de autocarro desaparecem

As paragens de autocarro da "cidade neve" desapareceram enigmaticamente. Do oráculo camarário "nem chus nem bus", em respeito pelos cidadãos... (Imagens do Carpinteira)

Ferreira Leite, autarcas do PSD e a crise

"Manuela Ferreira Leite quer suspender vários projectos de investimentos públicos, nomeadamente novas vias no centro do País. Uma zona densamente povoada por autarcas sociais-democratas, que contestam, abertamente, a visão da líder do PSD. Autarcas liderados pelo influente Fernando Ruas, presidente da associação de municípios." DN

20090501

Os "ardorosos devotos" do Tortosendo



Pelo menos uma vez no ano, há cultura no Tortosendo! O programa de onde destacámos este excerto divulga por atacado o 1º de Maio e a Festa da Ascensão, a Sra. dos Remédios e a Festa das Sopas, as bodas de ouro do Externato, uma noite de fados, etc. A mistura da religião com a política não espanta nem os "ardorosos devotos" da laicidade, cientes de que não é com princípios que se ganham eleições num país atrasado.