20090725

Fantasia 17 - Inquéritos judiciais

"...ainda não há qualquer sentença em relação ao recurso da CMC, às alegadas violações da RAN na Quinta do Freixo mais conhecido por freixogate (2006). E quanto à inspecção, a propósito das alegadas violações do PDM na construção da casita do dr pinto, o sô director regional, segundo declarações a uma rádio local, parece um pouco receoso... Quanto às conclusões do inquérito, pois é isso que importa, ninguém sabe de nada." Carpinteira

20090724

A fome, marco civilizacional

"...o número de pessoas que vivem com fome no planeta vai ultrapassar os mil milhões..." José Vítor Malheiros, Público

Prémio Romão Vieira (13) - a "holding"


Aqui está a nova holding da Cova da Beira que promoverá e criará muito (e bom) emprego na região, apregoa Romão Vieira no cada vez mais untoso pergaminho do JF, como se se referisse a dois cromos chegados agora de Marte. O prestimoso e entusiasmado e empolgado (palavras suas) jogral precisa ainda que "Manuel Frexes esteve sempre ao lado de Carlos Pinto na mesa do jantar". Enfim, passará a joint venture de um mero casamento de conveniência, como diz um arauto mais atinado, ou simplesmente prossegue a banhada estival?

20090723

PSD, o "gestor fuinhas"

"...é mais fácil um garimpeiro descobrir uma pepita de ouro num rio português do que um eleitor descortinar uma ideia sólida do PSD..." Fernando Sobral, JNegócios

Portugal, de verdade

"...as provocações politicas de Alberto João Jardim não podem deixar de suscitar a devida denúncia e condenação. Muito menos pode passar sem o registo o estridente e cúmplice silêncio com que a liderança do PSD as continua a receber... Antes de se deslocar proximamente ao Chão da Lagoa para ser ungida... seria conveniente saber se a nebulosa informe que é o "Portugal de verdade" de Ferreira Leite também inclui as pérolas políticas do líder regional madeirense." Vital Moreira, Público, 21/07

20090722

Vote "tuga"

"As roubalheiras, os negócios escuros, os compadrios, a corrupção a céu aberto e o tráfico de influências não só são tolerados como premiados nas urnas." A. Ribeiro Ferreira, CM, 20/07

20090720

Haverá coincidências?


As campanhas eleitorais do eng. Sócrates e do dr. Pinto brindam-nos com estes olhares análogos. Que estratégia de marketing esconderá tal pose ? Será que agora, além de coincidirem no ofício de vender ilusões também coincidem na pose estruturalmente burlesca? É certo que a campanha eleitoral implica dizer verdades desagradáveis aos portugueses, mas não importará também dizê-las aos candidatos?

20090717

Urbanismo 5 estrelas (27) - loteamentos


Para não falar do resto, consegue o caro leitor entender a lógica daquele generoso fragmento de passeio entre o rail e o muro, no eixo TCT? E do posicionamento da "ilha ecológica", que dá as boas vindas ao bairro?

20090715

Fantasia 17 - Grandes obras (anunciadas)

"...Carlos Pinto / PSD de há uns anos a esta parte nos vem habituando a... grandiosos títulos de jornal, que passados anos continuam a teimar em não acontecer, em não aparecer, senão vejamos:

De 2006: Via periférica à Cidade; Barragens das Cortes e Atalaia... Zona de jogo e Casino da Covilhã; Unidade hoteleira do Sanatório; Centro de Artes da Covilhã; Renovação do Edificio da Estação da CP, Gare Ferroviária e zona envolvente; Zona Industrial do Teixoso; Nova estrutura aeroportuária – Aeroporto Regional da Covilhã; Via rápida de ligação a Coimbra, com perfil de auto-estrada; Estrada Barco-Ourondo; Remodelação da Estrada entre a Pone Pedrinha, Ferro e Peraboa; Novos anéis urbanos (Barroca do Lobo Sineiro, Rua Mateus Fernandes TCT, Rua da Saudade Rotunda do Rato); Rede de Transportes Públicos do Concelho; Revisão do PDM. De 2002: Centro da Juventude; Estádio Municipal de Futebol; Pavilhão Desportivo Polivalente; Novo Cemitério da Covilhã; Funicular do Largo de São João de Malta; Renovação do Parque Alexandre Aibéo. São mais que muitas as obras que nunca chegam a ser sequer projectos. São mais que muitas as promessas adiadas. E assim se vai fazendo crer que se faz, e assim se vai passando a mensagem de uma cidade e um concelho 5 estrelas... anunciou-se o Centro de Artes, depois gastou-se dinheiro no projecto, entretanto a obra não avançou... anuncia-se a organização da “Covilhã Capital do Teatro” e do Festival Internacional de Cinema, a par com o anúncio da Covilhã Capital da Cultura... anuncia-se a criação do Museu da Covilhã... mas entretanto criou-se no mesmo sitio o “Edificio Arte e Cultura”, antes Casa do Professor... “Grande Museu” na zona do Castelo... Centro de Juventude e um parque de desportos radicais, piscinas aquecidas em Vales do Rio, Teixoso, Tortosendo e Vila do Carvalho... em lugar das piscinas ofereceu-se o terreno a um grande grupo económico para construção de um colégio internacional... Construção de fogos - habitação social destinados à venda a custos controlados para apoiar a fixação de jovens no Concelho e mais 400 para arrendamento e venda a custos controlados, depois a compra das habitações à Somague, que por sua vez foram construídas em cima dos terrenos do Benfica do Tortosendo, que reclamou justamente e que por contrapartida vai ter a sua sede nova construída pela Somague... anunciar a construção do teleférico entre a Central de Camionagem e o centro da cidade, o funicular do Largo de São João de Malta e um circuito especial de transportes entre o Ernesto Cruz e o Bairro de Santo António e uma vez mais modificar todas as prioridades e construir as escadinhas de santo andré, de entrada directa para o call center, que agora é no mercado municipal, remodelado há pouco tempo, mas que agora já não vai ser o mercado, é um silo-auto e um call center e os vendedores colocam-se por cima do shopping sporting porque se vai construir um mercado novo na antiga garagem são cristóvão, o que já não é... depois faz-se uma ponte pedonal entre os penedos altos e a garagem de são joão.... dotar o aerodromo municipal de condições que permitam o serviço de aeronaves de pequena e média dimensão... depois já não há aerodromo nenhum... porque até ficava bem ali uma urbanização como a da quinta do freixo..." Vitor Reis Silva/CDU, Assembleia Municipal

20090713

Publicidade enganosa?

A distância temporal entre a estafada imagem do plinto e a presente figura de Pinto presta-se a muitas conjecturas, desde logo sobre o "novo rosto" que ele pretende dar à cidade. Será este déjà vu tendente a aumentar o libido entre eleitor e eleito?

20090712

Mais sinais para Carlos Pinto

Por força dos sinais, Carlos Pinto acabou com o doloroso tabu. O vídeo que o Covilhã Maior fez da farta (mas nem tanto...) comezaina testemunha o estilo da sua re-re-re-recandidatura. Um circo que, diz a Máfia da Cova, "com um certo marketing político, faz antever um passeio autárquico do actual erário" - não é gralha :) Será que com papas e bolos ainda se enganam os tolos da quevelhã? Que será preciso para nas próximas eleições haver mais política e menos marketing, mais ideias e menos fome? Um pouco de realismo?

20090710

Fantasia 16 - Plano Estratégico

"Quem pediu contas do embuste?? - Muito se tem por aqui comentado o facciosismo e os alinhamentos disfarçados dos jornais da cidade, e repito, da cidade. Outros há, que nem comento porque da Covilhã precisam apenas dos anúncios das empresas, que os sustentam de publicidade e claro, da Câmara, seu melhor cliente. Por isso fomos buscar uma notícia publicada há muitos anos, na primeira pagina e onde se anunciava um dos maiores engodos de Carlos Pinto. Um gabinete de cidade para dinamizar o plano estratégico, suporte essencial para a captação de financiamentos e projectos financiados pela Europa. Nunca reuniu, que se saiba ou tenha sequer sido noticiado. Pior não há registo que os jornalistas ou o jornal o tenha questionado sobre este embuste. Assim, mestres da ilusão vão governando este País, conscientes que operam não na calada da noite, mas pelo consentimento descarado de quem tem obrigação de os confrontar com as muitas mentiras proferidas. A vida e o mundo mudaram, as tecnologias inventaram a net, e a net inventou os blogs, que muito incomodam, especialmente porque apoquentam este silêncio das partes... Carlos Pinto é apenas um de muitos maestros que nos dão musica, crentes no efeito de embalo. E que fique claro, não é só o homem que queremos afrontar, mas também a elite e a corte que os aplaude, cada um saberá das suas responsabilidades. Não basta dizer e pensar que isto está mal, é o momento de cada um saber reconhecer a sua conivência. O jantar é um ensaio do evento de manipulação e da sensação de que tudo mexe, tal como o Gabinete de Cidade, para nunca mais ir a lado algum." Carpinteira

20090709

Urbanismo 5 estrelas (26) - empreitadas

A Nova Covilhã – Sociedade de Reabilitação Urbana terá adjudicado por 324.202,20€ sem concurso público, como convém, para esgalhar em 180 dias, uma empreitada no Centro Histórico a outro expoente da obra pública covilhaneinse: Virgílio Roque Ldª, empresa especializada no pastiche histórico. Procurará a SRU satisfazer a crescente procura de T1 e T2 no pujante mercado imobiliário da cidade neve, praticamente sem concorrência?

20090708

Pelos votos, inaugurar, inaugurar

"O cenário repete-se a cada 4 anos. Há que retirar do banho-maria todas as obras, projectos e planos e inaugurar tudo, nem que se trate do lançamento da primeira pedra, do primeiro esboço ou simplesmente de uma ideia faraónica a executar “brevemente”... De facto, é nos anos eleitorais que o País realmente mexe: são betoneiras, retroescavadoras e andaimes por todo o lado; o que é preciso é que haja muito alarido, muito pó e muitas máquinas, talvez por vigorar em politica a velha máxima segundo a qual “o povo tem memória curta” e, por isso mesmo, a obra tem de ser feita em cima das eleições, não vá algum eleitor esquecer-se que o candidato trabalha... são as piscinas, os lares, os centros de dia, os asfaltamentos que são feitos “à confiança” e que após as eleições são pagos não em dinheiro, mas com novas adjudicações, aumentando o bolo da dívida que muitas vezes acaba na insolvência das empresas." Pedro Leal Salvado, A23

É o turismo, estúpido!

A fixação dos gurus da Cova no turismo tem novos desenvolvimentos: "Depois daquela arenga do grande condomínio da cova da beira, que permitiria juntar o Fundão e a Covilhã para formarem o maior pólo urbano do Interior do País, o dr frexes/dr pinto, entretidos no pastoreio eleitoral, preparem-se agora para criar uma agência de promoção turística.... convém lembrar que já existe uma Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela, a Agência Regional de Turismo do Centro e ainda a empresa municipal Fundão Turismo. Para quê então mais uma agência com o patrocínio da dupla dr frexes/dr pinto?" Carpinteira

Prémio Romão Vieira (12)

Casa cheia no jantar de Carlos Pinto, reza o Notícias da Covilhã sobre a comezaina dos bem aventurados: "estavam inscritas 2500 pessoas para o jantar de apoio à [re-re-re] candidatura de Carlos Pinto à Câmara Municipal da Covilhã... convite para o jantar chegou à caixa do correio dos munícipes... Na missiva entregue nas caixas do correio os promotores do jantar dizem que “o futuro passa por Carlos Pinto”... um incentivo para que o autarca se recandidate... esperamos que na altura o presidente nos dê esperança que se vai candidatar... Carlos Pinto ainda não anunciou publicamente se avança para a corrida a um novo mandato".

20090707

Urbanismo 5 estrelas (25) - Passeios


Aqui está outro exemplo da ocupação dos passeios característica da cidade. À floresta de postes e de placas, certamente de acordo com o tal plano de mobilidade anunciado pelo prof. Esgalhado, soma-se a degradação, irregularidade e desníveis do pavimento, que se esboroa rua abaixo. Ao que parece, como vem sendo habitual, esta é mais uma intervenção da "responsabilidade" da Valério & Valério, esse grande expoente da obra pública covilhaneinse que, pelos vistos, a fiscalização municipal muito admira.

20090706

A "sanha" do jantar


A "sanha" do jantar... ah, ah! Este castiço leva-nos às lágrimas.

Urbanismo 5 estrelas (24) - alargamentos

"Está quase pronta mais uma obra “estruturante” para o condomínio... mais um exemplo de estreitamento do urbanismo 5 estrelas com que a Administração vai ludibriando os indígenas. Como referiu o Gremio, é também a prova de que a Câmara sempre faz obra e de primeira necessidade..." Carpinteira

20090702

Humor: Carlos Pinto pede rigor

"É preciso rigor. Os regulamentos comunitários não são brincadeira”. Foi este o aviso deixado na passada sexta-feira, 5, pelo presidente do Conselho Executivo da Comurbeiras, Carlos Pinto, aos autarcas desta comunidade intermunicipal" NC

Terá diminuido a área do Regadio?

"A julgar pelos números e pelas informações confirmadas... [o Regadio da Cova da Beira] Encolheu perto de 5.000 hectares. No início da década de 1990... iria irrigar mais de 17 mil hectares. Pouco tempo depois... o Governo vem dizer que, depois de concluídos beneficiará 12 mil 340 hectares de terrenos agrícolas. A que se deve a redução? Ao avanço das cidades e vilas da região. Na Covilhã, Belmonte e Fundão houve reduções dos perímetros a irrigar... Com a agricultura a ser progressivamente abandonada e o crescimento das cidades para terrenos agrícolas, deve merecer reflexão." Francisco Cardona, DXXI, 30/06

20090701

Prémio Romão Vieira (11)

A novel e bem aventurada nomeada ao Prémio Romão Vieira é Ana Ribeiro Rodrigues, em estreia mas não sem merecimento, pela esclarecedora peça "jornalística" do acólito NC em que descreve a espera de Carlos Pinto pelos sinais, "para ver se o “clima de simpatia” em torno da sua candidatura é “real e evidente” para decidir se avança para um novo mandato." Não vá faltar resposta à exortação, o Grémio* atribui já alguns sinais ao edil. Sinais de esperança, sem bluff, com humor e amizade.

20090630

Abaixo do limiar da pobreza

Idosos da região vivem abaixo do limiar da pobreza: "358 euros é o que recebe em média um homem reformado no distrito de Castelo Branco. O valor diminuiu para 266 euros se falarmos no sexo feminino." RCB

"Desenvolvimento", segundo Pinto

Outro artigo do Cântaro Zangado aclara a incompatibilidade entre a razão e a prepotência no exercício de certos cargos públicos. Este blog desenvolve um meritório trabalho de divulgação do Parque Natural da Serra da Estrela, destaca potencialidades e alerta justificadamente para as diversas ameaças ao seu património natural. O Cântaro oferece uma visão esclarecida e cosmopolita, distinta da generalidade das opções que os políticos locais preconizam e oposta à soberba com que se proclama o "desenvolvimento" (da espécie?). Porque a ignorância tem de ser combatida todos os dias, aqui fica um excerto do seu mais recente alerta:

"Carlos Pinto, o jurássico presidente da Câmara da Covilhã, voltou mais uma vez a prometer dois "grandes projectos" para Unhais da Serra, que considera "essenciais para o futuro" da vila. Quais são? A conclusão da asfaltação do caminho para a Nave de Santo António (a cerca de 1600 m de altitude) e a construção de um teleférico para a Torre. (...) Esta estrada vai percorrer um vale lindíssimo, que vai ser mais difícil aproveitar para o turismo de montanha quando os dois "grandes projectos" estiverem concluídos. Digo-o porque sei que os que, como eu, procuram os destinos de montanha, fazem-no em busca de espaços (...) onde possam aprofundar uma relação exigente com um meio o mais natural possível (...) este tipo de "erros" cometem-se sistematicamente na serra da Estrela (...) desperdiçando-se deste modo fundos que muita falta fariam para um verdadeiro desenvolvimento do turismo (...) começam-se obras sem se saber como se vão pagar na totalidade, sem se terem as devidas autorizações, sem se estudarem os impactos ambientais devidamente (...) Quanto ao teleférico Unhais-Torre, Carlos Pinto promete-o frequentemente quando se desloca à Vila de Unhais. Bem sei que as populações gostam de ouvir estas promessas, que sentem que trazem desenvolvimento à terra. Mas eu creio que esse desenvolvimento é muito, muito incerto, sendo muito certos os seus prejuízos em termos ambientais e paisagísticos."

PSD...

"Durante todo este tempo, o PSD não preparou um programa com propostas claras sobre o que pode e deve ser feito para inverter a anemia colectiva em que vivemos." Fernando Sobral, JN

20090629

O desabafo de Carlos Pinto

O presidente da Câmara da Covilhã "desabafou" a propósito da adjudicação das obras do Regadio da Cova da Beira que "O Ministério [da Agricultura], nos últimos anos, tem-se descentralizado bastante, mas as estruturas regionais, praticamente, não se dá por elas e não têm tido o papel que as autoridades públicas e os agricultores aguardam" DXXI, 29/06
_
Então não se dá pelos serviços do Ministério...? Veja aqui e aqui dois exemplos. Imagine o que seria se "déssemos mais" conta destes serviços... Alguém entende isto?

A "istrada", segundo Tourais

"O luminoso dr enfermeiro Tourais, presidente da junta do Ferro... deixa qualquer gentio a lacrimejar... o profícuo presidente de junta, em esforço conjunto com a câmara da Covilhã, vão construir a estrada que já devem há 20 anos às populações do Ferro e Peraboa (na foto). Diz o sotô enfermeiro Tourais, que esta é “uma obra fundamental para as freguesias que vão usufruir dos melhoramentos”. É uma conclusão brilhante." Carpinteira

20090624

O sonho de Manuel Frexes

O dr. Frexes, presidente da Câmara do Fundão, declarou ao DXXI, sem se rir (aproveitamos a figura de estilo doutro blog), que a "supressão de nove passagens de nível a partir de Outubro" é o primeiro passo na "revolução, que permitirá juntar o Fundão e a Covilhã que formarão o maior pólo urbano do Interior do País", impulsionado pela futura circular ao (Grande!?) Fundão. Ainda sem qualquer delírio eleitoralista, Frexes afirma que, e citamos, "A partir daqui poderemos desenvolver a malha urbana da cidade [mais?] e alimentar o sonho de juntar as cidades da Covilhã e do Fundão, formando o maior pólo urbano do Interior do País com mais de 100 mil habitantes". - O Grémio* respira de alívio. Finalmente, Frexes arranjou assessores à altura dos de Carlos Pinto. Podem juntar-se aos mais refinados vendedores de banha da cobra.

20090623

Carlos Pinto recebe "sinais"

Abaixo, os dois primeiros sinais em resposta à exortação do presideinte, respectivamente no Máfia e no Carpinteira. O Grémio* espera que o "sucesso" deste jantar supere o do anterior, que custou ao erário público 62.500,00€, como pode constatar aqui e aqui. Sem tabus, ficámos muito sensibilizados com a "ideia" de que "o futuro da Covilhã passa por Carlos Pinto". Até às lágrimas.

20090622

Carlos Pinto "espera sinais"

"...os presidentes de junta do condomínio vieram este fim de semana manifestar o seu enternecido e servil apoio à recandidatura do admirável líder. o dr pinto, por sua vez, sem vaidade nem delírio de poder, não ligou peva ao apelo sentido dos amestrados & afectuosos ... reservando para mais tarde [10 de Julho] a decisão" Carpinteira
_
Ainda que tal revelação instigue a "sociedade civil" a ornar o preisideinte de sinais, o Grémio* refreia-se.

20090620

Democracia circunstancial

"Terminou o primeiro acto eleitoral. Seguem-se mais dois e a questão, agora, é avaliar a hipótese de, com eles, algo mudar num país que se atola num pântano (...) têm-nos sobrado pequenos políticos que só pensam na próxima eleição e escasseado políticos que se preocupem com a próxima geração. (...) ora gastamos à tripa forra, julgando que somos ricos, embalados pelo crédito fácil que convida ao consumismo irreflectido e predador, ora apertamos o cinto até ao limiar da própria fome e de privações desumanas. (...) Por isto são responsáveis os partidos políticos dominantes e a sua lógica de apropriação da democracia. Em consequência da oligarquia partidária, uns (poucos) sentam-se diariamente à mesa do orçamento e só se lembram dos restantes de 4 em 4 anos, para os aliciarem a legitimar o logro (...) Esta é a doença endémica da nossa democracia, que só terá correcção com a regeneração deste regime, podre e corrupto, dominado por gente que vive da política em vez de viver para a política. E para isso é necessário exibir publicamente os logros e os erros. Porque os erros não podem virar princípios por imposição autocrática daqueles que os cometem. Reside aí, aliás, a diferença entre a democracia madura e a democracia circunstancial (a que atrai a atenção dos governantes apenas em circunstância de eleições). Na primeira, as estruturas de participação activa da sociedade evitam a persistência nos erros e sujeitam o poder a um saudável escrutínio continuado. Na segunda, os régulos de serviço acenam com a legitimidade da eleição que os escolheu para transformar a República na sua própria quinta. (...) ganharão eleições, mesmo que o número de votos seja cada vez menor. Mas não ganharão soluções para os problemas de todos nós nem o respeito da nação." Santana Castilho, Público

20090619

Urbanismo 5 estrelas (23) - Paragens de autocarro

O desaparecimento dos abrigos das paragens de autocarro, há três meses e meio, não mereceu (ainda...!) esclarecimento público sério por parte da administração autárquica ou da Covibus. Assim, faça chuva ou faça sol, as zonas de paragem de autocarros proporcionam o lindo espectáculo que vê na imagem - a fotografia foi tirada em frente ao Hospital da Cova da Beira, onde é costume ver idosos, crianças, gente débil, visitas e funcionários do hospital nestes preparos. - Será que esta gente não conta para o executivo de Carlos Pinto, incapaz de tratar a mudança da concessão com a lisura que se impunha? Será que os utentes de transportes públicos não merecem mais do PSD/Covilhã, agora entretido com desmentidos e inaugurações supérfluas? Caberá este modo autista e atabalhoado de lidar com a cidade no universo 5 estrelas que nos tentam impingir? Que pensam os demais partidos do assunto? E a imprensa?

20090618

O castiço

"...não é surpresa para ninguém que o meu candidato à Câmara da Covilhã é Carlos Pinto... Sei que ficou aquém das promessas da campanha e eu também gostaria que as coisas tivessem sido muito melhores..." Covilhã Maior

20090617

Fantasia 15 - Pelourinho

A gesta fantasiosa do executivo encabeçado por Carlos Pinto procura novo fôlego -os anos pesam, e a consciência também, certamente- perante a aproximação do acto eleitoral. No seguimento das anteriores maravilhas, como a transformação do Pelourinho numa rotunda/cromeleque gigante (na imagem), a quimera de um condomínio 5 estrelas continua a autorizar as mais disparatadas alquimias amnésicas, na tentativa de fazer esquecer os sucessivos falhanços estratégicos, por exemplo, da SRU Nova Covilhã. Esta mesma elite especializada em anunciar o que fará e o que não fez com o mesma naturalidade do que desfez, volvidos 16 anos, alienada dos problemas reais das pessoas, como o desemprego galopante..., limita-se a animar a malta, "revivendo" um passado mítico, incapaz de inventar o futuro, numa trágica propensão para o abismo, como nota o Carpinteira:

"Depois de 8 anos [16, não?] de falhanço completo na requalificação do centro historico, a Administração apresenta um projecto de cara lavada e "respeito pelo passado", numa rua, onde as casas continuam a cair aos bocados" "(Re)viver o pelourinho é mais uma arenga fabulosa da Administração pra gáudio dos basbaques [programa no Máfia da Cova, que se presta ao frete]. São momentos como este, que nos dão a conhecer o verdadeiro significado de democracia participativa no condomínio. Trata-se d’um evento extraordinário, promovido pelos coveiros do centro da cidade e do comércio tradicional. Nem a propósito; recordamos hoje, uma inolvidável (re)vivência festiva no Pelourinho, faz precisamente um ano".

Cumplicidades

"O estridente protesto de Paulo Rangel por causa da roubalheira no BPN foi idêntico aos sonoros ultrajes de Sócrates por causa do Freeport. Além de serem questões criminais, o Freeport e o BPN são temas políticos (...) Porque foram abusos de valores públicos. Porque interpelam violações da ética republicana." Mário Crespo, JN

20090615

Prémio Romão Vieira (10)

Dado que foi reservado o acesso electrónico, o Grémio* deu-se ao trabalho de reproduzir um pergaminho do Jornal do Fundão para fundamentar a renomeação do jogral ao homónimo Prémio Romão Vieira. Para poupar tempo ao leitor sem denegrir a qualidade jornalística da peça, apenas mantivemos legíveis as perguntas, pois as respostas nada adiantam. Ignore os pontos de interrogação e obterá o perfeito resumo de mais uma profética "entrevista" de Carlos Pinto. Junte ao cabeçalho e espere... espere pelo 5º mandato. Agora é que vai ser!

20090614

Faltam (bons) exemplos?

"Pela honestidade e contra a corrupção, os portugueses necessitam de exemplo, bem mais do que de sermões. (...) Contra a decadência moral e cívica, os portugueses terão mais a ganhar com o exemplo do que com discursos pomposos. (...) O exemplo dos seus heróis, mas também dos seus dirigentes. Dos afortunados, cujas responsabilidades deveriam ultrapassar os limites da sua fortuna. Dos sabedores, cuja primeira preocupação deveria ser a de divulgar o seu saber. Dos poderosos, que deveriam olhar mais para quem lhes deu o poder. Dos que têm mais responsabilidades, cujo "ethos" deveria ser o de servir. Dê-se o exemplo e esse gesto será fértil! Não vale a pena, para usar uma frase feita, dar "sinais de esperança" ou "mensagens de confiança". Quem assim age, tem apenas a fórmula e a retórica. Dê-se o exemplo de um poder firme, mas flexível, e a democracia melhorará. Dê-se o exemplo de honestidade e verdade, e a corrupção diminuirá. Dê-se o exemplo de tratamento humano e justo e a crispação reduzir-se-á. Dê-se o exemplo de trabalho, de poupança e de investimento e a economia sentirá os seus efeitos. Políticos, empresários, sindicalistas e funcionários: tenham consciência de que, em tempos de excesso de informação e de propaganda, as vossas palavras são cada vez mais vazias e inúteis e de que o vosso exemplo é cada vez mais decisivo." António Barreto, aqui

20090613

PSD

Este cartoon do Inimigo Público também faz, à sua maneira, uma certeira extrapolação do estado de espírito "tuga" das eleições europeias para as legislativas; quiçá para as autárquicas, mudando a personagem, não?

Prémio Romão Vieira (9)

"É de uma irresponsablidade inexplicável, por parte do Notícias da Covilhã, deduzir uma acusação visando o Coordenador Distrital do Bloco de Esquerda, Bruno Pereira, quando este não é citado em nenhum momento no meu comunicado (...) Aos Jornalistas pede-se seriedade e rigor. A tentativa atabalhoada de fabricar factos políticos sem os confirmar deu este resultado." Ana Monteiro, Manufacturas

20090611

"A rapidinha"

Atordoados com as celebrações do Dia da Raça, quase nos passava ao lado a rapidinha de Carlos Pinto com a sua equipa, cujo anseio de eficiência vem reduzindo progressivamente a duração das reuniões de Câmara: a última durou 7 (sete) minutos, segundo a RCB. O Grémio* lamenta (mesmo) que o condomínio 5 estrelas não tenha grandes decisões a tomar. Porém, num momento em que se fala tanto do descrédito dos políticos, louva a coragem de acabar com estes "simulacros" democráticos, que são uma pura perda de tempo. Assim, ao menos, a transparência é total.

20090608

Fazer de conta (2)

"Façamos de conta que o que se passou no BPN e na SLN não é mesmo uma enorme "roubalheira"... Façamos de conta que a mais-valia de 147 por cento do investimento de Aníbal Cavaco Silva e família não aparece nos dois mil milhões de prejuízos do BPN nacionalizado. Façamos de conta que não é o contribuinte português quem está a pagar esses dois mil milhões. Façamos de conta que é normal (...) Façamos de conta que não conseguimos imaginar quantas escolas, quantos hospitais, quantas contas de farmácia, quantas pensões mínimas, quantas refeições decentes se podem comprar com esse dinheiro." Mário Crespo, JN

A disputa: Boidobra vs Santa Maria

José Pinto, presidente da Junta da Boidobra, diz que "o Hospital Pêro da Covilhã está implantado em terrenos que pertencem à freguesia", que tem provas, que tem posto "placas identificadoras", que a Câmara da Covilhã "retirou sempre as placas" [!], que não tem "orçamento para colocar placas sistematicamente", etc. O chorrilho de queixumes relatado pelo DXXI diz tanto da política autárquica como do caos territorial do município, que obriga quem habita numa freguesia a recensear-se noutra, adulterando os cadernos eleitorais.

PSD da Covilhã em contra-ciclo

Nestas eleições europeias o PS obteve quase 34% dos votos no concelho da Covilhã, contra 22,5% do PSD. Especialmente significante por contrariar a tendência nacional, expressará tal diferença (11,43%) um cartão vermelho a Carlos Pinto/PSD?

20090605

Urbanismo 5 estrelas (22) - Piscina-praia


Inaugurada há um ano, essa emblemática obra do regime conhecida por piscina praia já teve de ser reforçada com os três (por enquanto) lindos contrafortes que aqui vê. É o preço da pressa noutra obra atabalhoada.

20090604

Gosto na miséria, apenas

"A Cova da Beira aparece apenas em 21.º lugar em 30 sub-regiões nacionais", mas é "a mais competitiva da Beira Interior" (sic!) no índice nacional de competitividade, onde a sub-região da Serra da Estrela figura em último, dizem os pergaminhos do JF com a sua inaudita capacidade de transformar o infortúnio num consolo. O título, "Uma foice em seara alheia" não se adequa, mas fica bem ao jogral. Debate no carpe.

20090603

É a cultura, senhores

O carpinteira associou-se à iniciativa "cultural" do consórcio Banda/Câmara da Covilhã, beatificamente intitulada "Até os santos dançam." O Grémio* já comentou. Acompanhe aqui o karaoke.

Urbanismo 5 estrelas (21) - Ordenação do trânsito

A imagem ao lado, da Zona Industrial do Canhoso, procura testemunhar a competência da Câmara da Covilhã na ordenação do trânsito automóvel, que é um reflexo directo do planeamento urbano característico do consulado de Carlos Pinto. Nela se descrevem os dois trajectos mais curtos entre os pontos A-B e entre C-D. Será de propósito?

O Grémio* acha ainda mais impressionante a apatia -ou orgulho, nunca se sabe- dos covilhanainses perante situações destas, que são mato. Será por bairrismo? Por acharem estas rotundas e sentidos obrigatórios modernos e estratégicos? Por serem do PSD? Por gostarem de andar às voltas? Ou simplesmente por masoquismo?

20090602

Urbanismo: o buraco negro da democracia

Maria José Morgado, procuradora-geral adjunta, criticou a falta de enquadramento penal para os crimes urbanísticos: "Essa omissão de incriminação, que se tem mantido ao longo de todas as reformas penais, tem originado fenómenos de impunidade total que têm aumentado a descrença na actividade da justiça (...) por dificuldade em detectar os fenómenos ou por desconhecimento completo, estamos numa área que é uma espécie de buraco negro da democracia, em que tudo acontece e em que não há consequências (...) há pactos de silêncio entre os interessados (...) que permite "que as operações mais obscuras sejam apresentadas sob um manto de legalidade (...) Isto transforma-se no maior imposto que os portugueses pagam, que é o imposto do suborno das corrupções indetectáveis" SOL
_
Para perceber do que fala MJM, veja alguns exemplos divulgados e (ainda) não esclarecidos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Morreu o cavaquismo

"Entre mais-valias na carteira de acções do professor Cavaco Silva e o solilóquio de Oliveira e Costa no Parlamento, morreu o cavaquismo. As horas de aflitivo testemunho enterraram o que restava do mito. Oliveira e Costa e Dias Loureiro foram delfins de Cavaco Silva. Activos, incansáveis, dinâmicos, competentes, foram para Cavaco indefectíveis, prestáveis, diligentes e serventuários. Nas posições que tinham na SLN e no BPN estavam a par da carteira de acções de Cavaco Silva e família. (...) hipotecaram-nos, quando a concretização dos sonhos de poder do professor exigia mais um esforço financeiro, mais uma sede de campanha, mais uma frota de veículos para as comitivas, mais uns cartazes, um andar inteiro num hotel caro ou uma viagem num avião fretado. Dias Loureiro e Oliveira e Costa estiveram lá e entregaram o que lhes foi requerido e o que não foi." Mário Crespo, para ler na íntegra no JN
_
Dada a falta de consequências dos escândalos nas mais altas instâncias da governação, tememos que a partir de agora seja sempre a piorar, até chegar às comadres autárquicas... Enfim, pode ser que mude a resignação do "tuga" perante a "roubalheira".

20090601

Prémio Romão Vieira (8)

Nomeação de Romão Vieira ao Prémio homónimo, por continuar a raspar o pergaminho do JF. Diz RV que "Carlos Pinto falou numa mesa redonda sobre "Deslocalização" perante cerca de 250 gestores de organizações internacionais... num debate de duas horas e meia [safa!]. Das vantagens da localização de um Call Center na Covilhã... recursos humanos qualificados... centralidade... entre outros aspectos."

O Jornal do Fundão tem o direito de continuar a endeusar o edil, mas será justo apontar o emprego de telefonistas precários como exemplo de desenvolvimento? Considera-o o "jornalista" (ou o director...) um novo paradigma de deslocalização, o suposto tema? Referir-se-ia o edil à "deslocalização" do mercado municipal? Terá o JF esquecido o seu passado, do qual em boa parte ainda vive?