20090910

Pinto, os idosos e os jovens

No seguimento de outro episódio revelador de como Pinto continua a tanguear os idosos, finalmente conferindo alguma utilidade ao barraco da Rude, ler o comentário do Máfia da Cova.

20090909

- Pensei que a Covilhã fosse outra coisa…- murmurou, agarrando-se ao braço de Horácio.
- A Covilhã não é só isto, minha tola! Também tem coisas bonitas, vais ver.


Ferreira de Castro, A Lã e a Neve, pag.273, Guimarães editores, in Carpinteira

Um traço de carácter, apenas

Consta no site de campanha que Pinto é presidente da Câmara "desde 1990". O lapso freudiano pressupõe 19 anos de exercício em contínuo, mas o Grémio* só conta 16 interpolados...

Prémio Romão Vieira (17) - A ponte de Paul

Oportunamente alertámos para a responsabilidades da Câmara na descaracterização da ponte de Paul. Sem surpresa, a imprensa converte a rude adulteração da última ponte filipina da região num exemplo de pôgresso. Enfim.

"...a intervenção na ponte sobre a Ribeira do Paul na EN 343-1, orçada em 250 mil euros, consistiu na consolidação estrutural, alargamento do tabuleiro passando de 4, 40 para os 8, 50 metros de largura, incluindo a execução dos passeios, guardas e iluminação, [num monumento nacional?]... Recorde-se que a obra de melhoramento [!?]... tinha uma previsão para cem dias, o que foi mais ou menos cumprido [mas foi ou não?]... beneficiando as populações servidas por esta infra-estrutura... tendo em conta a intensidade de tráfego que diariamente por ali circula..."

20090908

Prémio Romão Vieira (16) - O "incentivo"

fotoO reputado Prémio RV da rentrée vai direitinho para O Interior, jornal que reabilita um serôdio emblema do Urbanismo 5 estrelas e do pintismo estrutural, anteriormente abordado pelo Grémio* (1, 2 e 3), que consiste em mobilar e alindar o espaço público a expensas e para sacrifício do contribuinte, fazendo crer - porque de uma questão de fé se trata - que estes outdoors provincianos "incentivam as compras no comércio tradicional". Temos dó.

20090905

"Off-shores Municipais"

"Com o apertar das regras de fiscalização e controlo das contas dos municípios, as empresas municipais rapidamente se tornaram numa ferramenta de torneio da Lei e da transparência na gestão dos municípios. Os Municípios criaram Empresas Municipais que prosseguem fins que são da competência das Câmaras Municipais, quer a nível da Cultura ou do Turismo, quer a nível da gestão corrente do Município. Tudo isto com uma agravante, os próprios eleitos – Presidentes, Vice-Presidentes e Vereadores – passaram a integrar a Administração dessas mesmas Empresas... tudo como se de um Paraíso Fiscal se tratasse, onde os autarcas continuam a exercer os seus pelouros, mas sem a fiscalização e as exigências financeiras que a Lei impõe aos Municípios e, mais importante, sem os entraves impostos aos Orçamentos das Câmaras Municipais. Existe ainda uma outra virtualidade nestes “off-shores” Municipais: a colocação de correligionários políticos, seus familiares e afins..." Pedro Leal Salvado, a23

20090904

Propaganda do PSD, a expensas

Carlos Pinto aparece no programa da SIC como um instrutivo régulo covilhaneinse, por entre mamas, banhas e biquínis de leopardo. À parte as loas dos apresentadores, e das "delícias" de "emprego", alguém questiona a legitimidade desta forma de propaganda eleitoral do PSD, provavelmente a expensas do município?

20090903

O "sorriso" de Carlos Pinto


De tão patético, o omnipresente "sorriso" de Carlos Pinto chega a ser insidioso. Que expressa o arregaçar de lábios do cacique? Para quem se ri Pinto, com os dentes todos, perante os crescentes problemas do concelho? Para os apaniguados que o acompanham? Diz que "vamos em frente"..., mas seria importante saber para onde nos leva esta campanha idolátrica e vazia que se envergonha do símbolo do partido. Sobre isso, como sempre, nada diz.

20090902

Política cinco estrelas

Da série "política de verdade", que o Carpinteira dedica ao consórcio o dr. Pinto com a dra. Manela: "Em época de arraial eleitoral, a Administração ressuscita o costumeiro engodo chamado partido da Covilhã; espécie de maquilhagem ou avatar de circunstância, que dá um jeito do catano para branquear o desactivado PSD local. Trata-se de mais um produto fantasioso e tóxico, retirado do velho baú bafiento do dr pinto para ludibriar os basbaques. Os condóminos, militantes e simpatizantes do PSD mereciam mais respeito por parte desta gente."

O PSD da Manela

"Olhando para as listas de candidatos do PSD, a conclusão é: Manuela Ferreira Leite, com o seu penteado à Marquês de Pombal, decidiu enterrar os vivos e cuidar dos mortos." João Quadros, JNeg

PSD... da Manela, ainda

"Profundamente desiludido e magoado" com a direcção do PSD, Moita Flores decidiu que não irá votar em Manuela Ferreira Leite nas próximas Legislativas e admite mesmo dar o seu voto ao PS. Em causa, estão as listas de candidatos à Assembleia da República, em relação às quais o autarca de Santarém considera ter existido uma "perseguição política" contra militantes... "Estou muito desiludido com o que está a acontecer no PSD. Não há uma renovação de ideias, nem de atitudes. Tudo se repete... é como bater contra um icebergue", afirmou ao CM o presidente da Câmara de Santarém, assegurando ainda que não irá participar na campanha do PSD para as eleições de 27 de Setembro." Correio da Manhã
_
As declarações de Moita Flores mostram o estado de espírito que atinge o PSD e o grave erro que constituiu a elaboração das listas. Com estas listas, o PSD deitou fora a "credibilidade" conquistada nas europeias, dando preciosos argumentos ao PS de Sócrates.

20090901

"O Pombo expiatório"

Republicamos um emblemático post de um novo blog de comentário à actualidade política local, que saudamos:
"De tempos a tempos, algum intelectual orgânico de extracção citrina lança respingos à sua volta com a Câmara de Jorge Pombo, cuja presidência se refere como se esta fosse o metro padrão da incompetência autárquica. Alguns pormenores para reavivar a memória: Pombo governou em minoria; os vereadores do PSD levantaram constantes processos politico administrativos sem ganharem nenhum; um dos processos disse respeito ao horrendo e nefasto crime de pagar flores para acolher Jorge Sampaio; e, finalmente, Pombo derrotou Pinto mas o contrario nunca sucedeu. Finalmente , o que náo é dispiciendo, ja passou mas de uma década.... Citando Marques Mendes, a solidariedade institucional entre governos que se sucedem no empo é um valor da democracia que assegura a lealdade de processos e a estabilidade do sistema para além da diferença de políticas concretas." João Correia, A minha Gazeta

"Renovação", com Carlos Pinto?

O Romão Vieira deu o mote. De seguida, toda a imprensa regional, inclusive a RCB, repete a tese da renovação das listas do PSD na Covilhã: "Carlos Pinto continua a liderar a lista á câmara municipal, o mesmo acontece com Carlos Abreu na assembleia municipal. À autarquia alguns novos nomes. Luís Fiadeiro ocupa o segundo lugar, Filomena Gomes o terceiro, segue-se João Esgalhado, Luís Barreiros, Paulo Rosa e Pedro Silva." Renovação, com os mesmos de sempre? Que tal um pouco de honestidade intelectual?

Prémio Romão Vieira (15) - renovação, onde?

Romão Vieira, igual a sim próprio, continua a reescrever a história (ou a fazer de nós parvos) nos pergaminhos do JF: "Lista do PSD renovada (!?) - AS LISTAS do PSD para a Câmara e Assembleia Municipal, apresentam algumas novidades. E nem todas se devem à Lei da Paridade (!)... "Há uma renovação de quase 70 por cento”, revelou Carlos Pinto, que se recandidata a um quinto mandato na autarquia... no segundo e terceiro lugares, de Luís Fiadeiro, conhecido advogado da cidade e presidente da assembleia geral da ADE e de Filomena Gomes, professora do secundário, antiga responsável do Conservatório já que desempenhou funções de vereadora na bancada social-democrata... e que actualmente está na AM. Seguem-se os nomes de João Esgalhado e Luís Barreiros, do actual executivo; Sara Rodrigues, jurista no Hospital da Covilhã e outra das novidades da lista; Paulo Rosa, vereador da cultura; Pedro Silva, chefe de gabinete de Carlos Pinto..."

Com um pouco de atenção percebe-se que a
propalada renovação resume-se à troca de lugares entre a Câmara e a Assembleia: Vítor Marques vai para a AM e Luís Fiadeiro e Filomena Gomes para Câmara.

20090831

Fantasia 21 - Obras 5 estrelas (2)

"Continuamos a passar em revista a colecção de promessas por cumprir... em anteriores programas eleitorais do PSD Covilhã. Deixamos o rol de incumprimentos à atenção dos leitores e respectiva oposição: Centro da Juventude. Estádio Municipal de Futebol. Pavilhão Desportivo Polivalente. Novo Cemitério da Covilhã. Funicular do Largo de São João de Malta. Renovação do Parque Alexandre Aibéo(Jardim botânico). Via periférica à Cidade. Zona de jogo e Casino da Covilhã. Centro de Artes da Covilhã. Estação Intermodal da CP-Gare Ferroviária e zona envolvente. Zona Industrial do Teixoso. Ligação Rotunda do Rato/Rua da Saudade.Outras fantasias: Covilhã Capital da Cultura e Capital do Teatro. Festival Internacional de Cinema, Museu na zona do Castelo. Parque de desportos radicais, piscinas aquecidas em Vales do Rio, Teixoso, Tortosendo e Vila do Carvalho. Teleférico entre a Central de Camionagem e o centro da cidade. Construção do novo mercado na antiga garagem de São Cristóvão...E mais, muito mais mentiras 5 estrelas, num condomínio perto de si. Lá iremos" Carpinteira

"Mais um processo...contra Pinto"

"A oposição ao regime pintista, manteve um silêncio ruidoso e duradouro, durante vários anos, aparece agora a mover mais processos contra o dr.Pinto, logo contra quem! Utilizar o argumento da utilização dos contactos do cartão municipal do idoso para mais um processo em tribunal contra o dr. Pinto? -“Alguém dará credibilidade a isso?” Dirão alguns propagandistas da luminária. -“Ora, se foi ele que criou o cartão, não terá ele o direito a usar os nomes do pessoal?” Mais, continuam, “se não deram autorização foi um lapso”. Bastava, uma certa animadora do chá e biscoitos, ou mesmo num almocito, mandar assinar uma declaração, mesmo esperando um aumento da reforma, e estaria o problema resolvido... não tenhais duvida, qualquer citação ou notificação, terá o destino da outra da quinta do freixo..." Carpinteira

20090823

Respiga estival

Andou o dr. Pinto a alimentar inusitadas notícias de despejo do Tribunal e da Cadeia sem obter, como é costume, qualquer resultado, diz o Sol. Isto porquê? Simplesmente porque o Novo Estabelecimento Prisional em Castelo Branco permitirá encerrar a cadeia da Covilhã, mercê da habilidade negocial do dr. Pinto contra Morão... O urbi fia-se nas promessas. Já o Diário XXI (10/08) esclarece que "a recente denúncia do contrato de comodato a que estavam sujeitos os edifícios do Tribunal e do Estabelecimento Prisional da Covilhã parece ter já uma consequência pouco edificante para o município da Covilhã: a perda da prisão." Surgiu uma incompreensível celeuma sobre os blogs livres da Cova (MC, Ca1) quando ninguém se importa que o NC ou o JF continuem a amplificar a mais descarada propaganda eleitoral, como a propósito do call center, por exemplo. A Covilhã ficou de fora da Volta a Portugal em bicicleta.

"A distrital de Castelo Branco do PSD não entende as opções de Manuela Ferreira Leite de candidatar Carlos Costa Neves, antigo líder do CDS/Açores, como cabeça de lista do PSD pelo distrito de Castelo Branco." A arrogância do açoriano que pede o benefício da dúvida, procura minimizar os outros candidatos (Sócrates e Garra). Manuel Frexes, que já esperava a situação e receava que fosse pior (sic!) diz que "agora, não vale a pena chorar sobre o leite derramado", " Costa Neves é em certa medida uma mais valia para o distrito, agora podia ter calhado um candidato que em vez de nos dar votos roubava votação ao PSD, e era bem pior". Sendo assim, aceita mas não concorda. Pois... Entretanto, no Fundão, alguns candidatos do PS são perseguidos e coagidos pelo PSD. Acusação feita pelo candidato socialista à presidência da Câmara. António Leal Salvado dá exemplos e fala em comissários políticos da actual maioria na autarquia. Que Verdade podemos esperar de MFL? Mais claro que isto....é impossível!

"As escolhas da dr.ª Manuela para a sua bancada parlamentar correspondem a esse pequeno crisol do inferno que tem servido de peneira no PSD... A recuperação de velhos cavaquistas... [que] ambicionam o poder pelo poder. Vivemos, nestes tempos, numa encruzilhada quase desesperante. Por um lado, o PS, ancilosado e patético, desprovido de qualquer sentido de honra e de ética. Do outro, o PSD, cujo ranger de dentes apenas começou a fazer-se ouvir, e que pretende ascender ao mando para se vingar da abstinência, apresentando uma cavalaria de montante em riste, disposta a tudo - menos a traçar um projecto para Portugal..." Baptista Bastos, JN

20090801

P'ró ano haverá sombras... em Cancun

Exemplo de uma não-notícia: "... Na piscina-praia da Covilhã, segundo informações dos funcionários, em apenas um dia chegaram a estar mais de 600 pessoas... Apesar da procura, apenas existem 25 chapéus-de-sol para alugar... A Câmara da Covilhã, gestora do espaço, está a equacionar [?] a instalação de mais 10 sombras feitas de colmo, mas Paulo Rosa, vereador responsável, entende que “não faz sentido estar a exigir sombras numa piscina, que é um lugar de sol." NC

20090731

Boas Férias


Graciela Iturbide, Birds and Sights, Robert Miller Gallery

20090730

A Covilhã é um espectáculo!

A Covilhã é cada vez mais um espectáculo, para alguns! Confira abaixo o preço do forró pré-eleitoral e perceba como, só durante o mês de Julho, o executivo de Carlos Pinto/PSD estafou 154.500,00€ em serviços (!?) de espectáculo. Tudo por ajuste directo e sem concurso, pimba! É para estes "artistas" que pagamos impostos?

Stardust Produções - Fernando Tordo - 21.000,00€
Regi-Concerto - Tony Carreira. - 45.000,00€
Som Ideal - Ornamentação da Feira de S. Tiago - 16.000,00€
Regicentro -Serviços de espectaculos - 45.000,00 €
Ritmo do Universo - Serviços artísticos - 27.500,00€

Fantasia 20 - Qualidade de Vida

Diz o Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social ou de Bem-estar dos Municípios que, contrariamente às pretensões, a qualidade de vida do município 5 estrelas baixou: "Castelo Branco... aparece no 53º lugar, seguindo-se a Guarda (67º), Gouveia (117º) e Almeida (124º). A Covilhã só aparece na 139ª posição, tendo descido 21 lugares em relação ao estudo de 2006. Outra das maiores quedas na tabela é protagonizada pelo Fundão, que caiu 45 e está no lugar 228". O Interior

20090729

Prémio Romão Vieira (14) - hipótese como notícia

A imprensa local presta-se a amplificar as promessas eleitorais: "Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã e do Conselho de Administração do Parkurbis adiantou no passado sábado, 20 de Junho, que o Parkurbis poderá vir a integrar um Departamento da UBI." - Sob pena deste artigo ser tomado por mera propaganda, à Romão Vieira, não seria prudente transmitir a posição da reitoria sobre o assunto?

Fantasia 19 - Aldeia de montanha

A "notícia" abaixo exemplifica a "estratégia" camarária para "requalificar" um bairro da lata implantado nas Penhas da Saúde, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. No Cântaro Zangado e na Kaminhos tem mais umas achas para perceber a génese do "aldeamento de montanha" (este ou outro, nunca se sabe...) que Carlos Pinto anunciou para 2001 (!), considerando, acertadamente..., "indispensável rever" a "imagem chocante de degradação". Sempre sui generis, a visão do edil, não é?

20090727

A Covibus é uma mina

A concessão dos transportes urbanos à Covibus é uma mina. Se não é, parece: recebeu 75.000,00€ por dois meses de serviço e agora, por mais dois meses, embolsa o mesmo que receberia por três: mais 115.000,00€. Apetece perguntar se o aumento da subvenção é um prémio pelo serviço de qualidade que a empresa presta, com os chassos que por aí se arrastam. Bendita providência...

Em Maio, Carlos Pinto "justificava a atribuição do serviço à empresa que ganhou o concurso para a concessão com o argumento de que fazia sentido os funcionários começarem a familiarizar-se com as rotas", segundo o NC. Agora, João Esgalhado, aparentemente preocupado com os lucros da empresa (sabe-se lá porquê...), "explicou que nos meses de Julho e Agosto há um número significativo de pessoas que sai da cidade, como é o caso dos estudantes, e faz diminuir as receitas da Covibus." Perceberam?

José Eduardo Cavaco...

Diz a RCB que José Eduardo Cavaco, notável maestro e especialista na reprodução da dourada -Sparus aurata (sic!), é o candidato do PSD à Junta de Freguesia da Conceição, certamente a título recreativo. Quem lhe terá oferecido o lugar e que fez para merecê-lo é que não sabemos.

Fado "tuga"

Portugal, país "Onde ninguém — pessoa, corporação, empresa, sindicato — deixa de achar sempre que tudo lhe é devido e nada lhe é exigível. Onde as grandes construtoras vivem quase todas de sacar ao Estado obras inúteis, porque de outro modo não sabem viver. Onde ninguém pensa a prazo porque há sempre uma eleição pelo meio que não se pode perder, mesmo que seja a feijões, como as europeias que acabamos de atravessar.... A mediocridade há-de sempre querer que o nivelamento se faça por baixo. Há-de sempre querer afastar critérios que assentem no mérito, no trabalho, no talento, na honestidade, nos valores. O que distingue um país com futuro de outro que o não tem é justamente o desfecho desse embate. Em Portugal premeia-se o absentismo e a rotina; desculpa-se a incompetência e aceita-se resignadamente a burocracia e o autoritarismo imbecil; perdoa-se a ausência de valores éticos a todos os níveis e trata-se socialmente por senhores os que nada mais são do que bandidos; condecora-se o triunfo empresarial por favor político; perdoam-se os impostos e os crimes fiscais aos grandes vigaristas, enquanto se persegue implacavelmente o pequeno e honesto devedor ou aqueles que mais impostos pagam e que não fogem ao fisco; arquivam-se os crimes que são difíceis de investigar... consente-se o indecoroso tráfico de influências entre o poder político e a advocacia de negócios..." M. Sousa Tavares, Expresso, 20/06

20090726

Fantasia 18 - Reabilitação urbana

Recorremos ao Máfia da Cova para ilustrar a sanha requalificadora do centro histórico levada a cabo (literalmente...) pela SRU-Nova Covilhã, sob direcção do douto prof. Esgalhado.

20090725

Política "tuga"

"Ninguém, a não ser os clientes da partidocracia... se revê sinceramente no sistema político montado, em que a ordem é produzida em Bruxelas, o sustento é assegurado por grupos financeiros e a mira da felicidade é acaparada pela peste do futebol. O resultado confrangedor deste estado de coisas da res publica lusitana é um intransponível abismo cavado entre eleitores e eleitos, que se espelha na quase total ausência de participação cívica na vida política, e no desamor colectivo pelos conceitos de comunidade e de civilidade... Seria mais lógico e mais prudente que os munícipes votassem em agrupamentos cívico-partidários, que representassem e defendessem interesses específicos à freguesia, ao núcleo urbano, à cidade e à região." Manuel João Ramos, SOL

Fantasia 17 - Inquéritos judiciais

"...ainda não há qualquer sentença em relação ao recurso da CMC, às alegadas violações da RAN na Quinta do Freixo mais conhecido por freixogate (2006). E quanto à inspecção, a propósito das alegadas violações do PDM na construção da casita do dr pinto, o sô director regional, segundo declarações a uma rádio local, parece um pouco receoso... Quanto às conclusões do inquérito, pois é isso que importa, ninguém sabe de nada." Carpinteira

20090724

A fome, marco civilizacional

"...o número de pessoas que vivem com fome no planeta vai ultrapassar os mil milhões..." José Vítor Malheiros, Público

Prémio Romão Vieira (13) - a "holding"


Aqui está a nova holding da Cova da Beira que promoverá e criará muito (e bom) emprego na região, apregoa Romão Vieira no cada vez mais untoso pergaminho do JF, como se se referisse a dois cromos chegados agora de Marte. O prestimoso e entusiasmado e empolgado (palavras suas) jogral precisa ainda que "Manuel Frexes esteve sempre ao lado de Carlos Pinto na mesa do jantar". Enfim, passará a joint venture de um mero casamento de conveniência, como diz um arauto mais atinado, ou simplesmente prossegue a banhada estival?

20090723

PSD, o "gestor fuinhas"

"...é mais fácil um garimpeiro descobrir uma pepita de ouro num rio português do que um eleitor descortinar uma ideia sólida do PSD..." Fernando Sobral, JNegócios

Portugal, de verdade

"...as provocações politicas de Alberto João Jardim não podem deixar de suscitar a devida denúncia e condenação. Muito menos pode passar sem o registo o estridente e cúmplice silêncio com que a liderança do PSD as continua a receber... Antes de se deslocar proximamente ao Chão da Lagoa para ser ungida... seria conveniente saber se a nebulosa informe que é o "Portugal de verdade" de Ferreira Leite também inclui as pérolas políticas do líder regional madeirense." Vital Moreira, Público, 21/07

20090722

Vote "tuga"

"As roubalheiras, os negócios escuros, os compadrios, a corrupção a céu aberto e o tráfico de influências não só são tolerados como premiados nas urnas." A. Ribeiro Ferreira, CM, 20/07

20090720

Haverá coincidências?


As campanhas eleitorais do eng. Sócrates e do dr. Pinto brindam-nos com estes olhares análogos. Que estratégia de marketing esconderá tal pose ? Será que agora, além de coincidirem no ofício de vender ilusões também coincidem na pose estruturalmente burlesca? É certo que a campanha eleitoral implica dizer verdades desagradáveis aos portugueses, mas não importará também dizê-las aos candidatos?

20090717

Urbanismo 5 estrelas (27) - loteamentos


Para não falar do resto, consegue o caro leitor entender a lógica daquele generoso fragmento de passeio entre o rail e o muro, no eixo TCT? E do posicionamento da "ilha ecológica", que dá as boas vindas ao bairro?

20090715

Fantasia 17 - Grandes obras (anunciadas)

"...Carlos Pinto / PSD de há uns anos a esta parte nos vem habituando a... grandiosos títulos de jornal, que passados anos continuam a teimar em não acontecer, em não aparecer, senão vejamos:

De 2006: Via periférica à Cidade; Barragens das Cortes e Atalaia... Zona de jogo e Casino da Covilhã; Unidade hoteleira do Sanatório; Centro de Artes da Covilhã; Renovação do Edificio da Estação da CP, Gare Ferroviária e zona envolvente; Zona Industrial do Teixoso; Nova estrutura aeroportuária – Aeroporto Regional da Covilhã; Via rápida de ligação a Coimbra, com perfil de auto-estrada; Estrada Barco-Ourondo; Remodelação da Estrada entre a Pone Pedrinha, Ferro e Peraboa; Novos anéis urbanos (Barroca do Lobo Sineiro, Rua Mateus Fernandes TCT, Rua da Saudade Rotunda do Rato); Rede de Transportes Públicos do Concelho; Revisão do PDM. De 2002: Centro da Juventude; Estádio Municipal de Futebol; Pavilhão Desportivo Polivalente; Novo Cemitério da Covilhã; Funicular do Largo de São João de Malta; Renovação do Parque Alexandre Aibéo. São mais que muitas as obras que nunca chegam a ser sequer projectos. São mais que muitas as promessas adiadas. E assim se vai fazendo crer que se faz, e assim se vai passando a mensagem de uma cidade e um concelho 5 estrelas... anunciou-se o Centro de Artes, depois gastou-se dinheiro no projecto, entretanto a obra não avançou... anuncia-se a organização da “Covilhã Capital do Teatro” e do Festival Internacional de Cinema, a par com o anúncio da Covilhã Capital da Cultura... anuncia-se a criação do Museu da Covilhã... mas entretanto criou-se no mesmo sitio o “Edificio Arte e Cultura”, antes Casa do Professor... “Grande Museu” na zona do Castelo... Centro de Juventude e um parque de desportos radicais, piscinas aquecidas em Vales do Rio, Teixoso, Tortosendo e Vila do Carvalho... em lugar das piscinas ofereceu-se o terreno a um grande grupo económico para construção de um colégio internacional... Construção de fogos - habitação social destinados à venda a custos controlados para apoiar a fixação de jovens no Concelho e mais 400 para arrendamento e venda a custos controlados, depois a compra das habitações à Somague, que por sua vez foram construídas em cima dos terrenos do Benfica do Tortosendo, que reclamou justamente e que por contrapartida vai ter a sua sede nova construída pela Somague... anunciar a construção do teleférico entre a Central de Camionagem e o centro da cidade, o funicular do Largo de São João de Malta e um circuito especial de transportes entre o Ernesto Cruz e o Bairro de Santo António e uma vez mais modificar todas as prioridades e construir as escadinhas de santo andré, de entrada directa para o call center, que agora é no mercado municipal, remodelado há pouco tempo, mas que agora já não vai ser o mercado, é um silo-auto e um call center e os vendedores colocam-se por cima do shopping sporting porque se vai construir um mercado novo na antiga garagem são cristóvão, o que já não é... depois faz-se uma ponte pedonal entre os penedos altos e a garagem de são joão.... dotar o aerodromo municipal de condições que permitam o serviço de aeronaves de pequena e média dimensão... depois já não há aerodromo nenhum... porque até ficava bem ali uma urbanização como a da quinta do freixo..." Vitor Reis Silva/CDU, Assembleia Municipal

20090713

Publicidade enganosa?

A distância temporal entre a estafada imagem do plinto e a presente figura de Pinto presta-se a muitas conjecturas, desde logo sobre o "novo rosto" que ele pretende dar à cidade. Será este déjà vu tendente a aumentar o libido entre eleitor e eleito?

20090712

Mais sinais para Carlos Pinto

Por força dos sinais, Carlos Pinto acabou com o doloroso tabu. O vídeo que o Covilhã Maior fez da farta (mas nem tanto...) comezaina testemunha o estilo da sua re-re-re-recandidatura. Um circo que, diz a Máfia da Cova, "com um certo marketing político, faz antever um passeio autárquico do actual erário" - não é gralha :) Será que com papas e bolos ainda se enganam os tolos da quevelhã? Que será preciso para nas próximas eleições haver mais política e menos marketing, mais ideias e menos fome? Um pouco de realismo?

20090710

Fantasia 16 - Plano Estratégico

"Quem pediu contas do embuste?? - Muito se tem por aqui comentado o facciosismo e os alinhamentos disfarçados dos jornais da cidade, e repito, da cidade. Outros há, que nem comento porque da Covilhã precisam apenas dos anúncios das empresas, que os sustentam de publicidade e claro, da Câmara, seu melhor cliente. Por isso fomos buscar uma notícia publicada há muitos anos, na primeira pagina e onde se anunciava um dos maiores engodos de Carlos Pinto. Um gabinete de cidade para dinamizar o plano estratégico, suporte essencial para a captação de financiamentos e projectos financiados pela Europa. Nunca reuniu, que se saiba ou tenha sequer sido noticiado. Pior não há registo que os jornalistas ou o jornal o tenha questionado sobre este embuste. Assim, mestres da ilusão vão governando este País, conscientes que operam não na calada da noite, mas pelo consentimento descarado de quem tem obrigação de os confrontar com as muitas mentiras proferidas. A vida e o mundo mudaram, as tecnologias inventaram a net, e a net inventou os blogs, que muito incomodam, especialmente porque apoquentam este silêncio das partes... Carlos Pinto é apenas um de muitos maestros que nos dão musica, crentes no efeito de embalo. E que fique claro, não é só o homem que queremos afrontar, mas também a elite e a corte que os aplaude, cada um saberá das suas responsabilidades. Não basta dizer e pensar que isto está mal, é o momento de cada um saber reconhecer a sua conivência. O jantar é um ensaio do evento de manipulação e da sensação de que tudo mexe, tal como o Gabinete de Cidade, para nunca mais ir a lado algum." Carpinteira

20090709

Urbanismo 5 estrelas (26) - empreitadas

A Nova Covilhã – Sociedade de Reabilitação Urbana terá adjudicado por 324.202,20€ sem concurso público, como convém, para esgalhar em 180 dias, uma empreitada no Centro Histórico a outro expoente da obra pública covilhaneinse: Virgílio Roque Ldª, empresa especializada no pastiche histórico. Procurará a SRU satisfazer a crescente procura de T1 e T2 no pujante mercado imobiliário da cidade neve, praticamente sem concorrência?

20090708

Pelos votos, inaugurar, inaugurar

"O cenário repete-se a cada 4 anos. Há que retirar do banho-maria todas as obras, projectos e planos e inaugurar tudo, nem que se trate do lançamento da primeira pedra, do primeiro esboço ou simplesmente de uma ideia faraónica a executar “brevemente”... De facto, é nos anos eleitorais que o País realmente mexe: são betoneiras, retroescavadoras e andaimes por todo o lado; o que é preciso é que haja muito alarido, muito pó e muitas máquinas, talvez por vigorar em politica a velha máxima segundo a qual “o povo tem memória curta” e, por isso mesmo, a obra tem de ser feita em cima das eleições, não vá algum eleitor esquecer-se que o candidato trabalha... são as piscinas, os lares, os centros de dia, os asfaltamentos que são feitos “à confiança” e que após as eleições são pagos não em dinheiro, mas com novas adjudicações, aumentando o bolo da dívida que muitas vezes acaba na insolvência das empresas." Pedro Leal Salvado, A23

É o turismo, estúpido!

A fixação dos gurus da Cova no turismo tem novos desenvolvimentos: "Depois daquela arenga do grande condomínio da cova da beira, que permitiria juntar o Fundão e a Covilhã para formarem o maior pólo urbano do Interior do País, o dr frexes/dr pinto, entretidos no pastoreio eleitoral, preparem-se agora para criar uma agência de promoção turística.... convém lembrar que já existe uma Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela, a Agência Regional de Turismo do Centro e ainda a empresa municipal Fundão Turismo. Para quê então mais uma agência com o patrocínio da dupla dr frexes/dr pinto?" Carpinteira

Prémio Romão Vieira (12)

Casa cheia no jantar de Carlos Pinto, reza o Notícias da Covilhã sobre a comezaina dos bem aventurados: "estavam inscritas 2500 pessoas para o jantar de apoio à [re-re-re] candidatura de Carlos Pinto à Câmara Municipal da Covilhã... convite para o jantar chegou à caixa do correio dos munícipes... Na missiva entregue nas caixas do correio os promotores do jantar dizem que “o futuro passa por Carlos Pinto”... um incentivo para que o autarca se recandidate... esperamos que na altura o presidente nos dê esperança que se vai candidatar... Carlos Pinto ainda não anunciou publicamente se avança para a corrida a um novo mandato".

20090707

Urbanismo 5 estrelas (25) - Passeios


Aqui está outro exemplo da ocupação dos passeios característica da cidade. À floresta de postes e de placas, certamente de acordo com o tal plano de mobilidade anunciado pelo prof. Esgalhado, soma-se a degradação, irregularidade e desníveis do pavimento, que se esboroa rua abaixo. Ao que parece, como vem sendo habitual, esta é mais uma intervenção da "responsabilidade" da Valério & Valério, esse grande expoente da obra pública covilhaneinse que, pelos vistos, a fiscalização municipal muito admira.

20090706

A "sanha" do jantar


A "sanha" do jantar... ah, ah! Este castiço leva-nos às lágrimas.

Urbanismo 5 estrelas (24) - alargamentos

"Está quase pronta mais uma obra “estruturante” para o condomínio... mais um exemplo de estreitamento do urbanismo 5 estrelas com que a Administração vai ludibriando os indígenas. Como referiu o Gremio, é também a prova de que a Câmara sempre faz obra e de primeira necessidade..." Carpinteira

20090702

Humor: Carlos Pinto pede rigor

"É preciso rigor. Os regulamentos comunitários não são brincadeira”. Foi este o aviso deixado na passada sexta-feira, 5, pelo presidente do Conselho Executivo da Comurbeiras, Carlos Pinto, aos autarcas desta comunidade intermunicipal" NC

Terá diminuido a área do Regadio?

"A julgar pelos números e pelas informações confirmadas... [o Regadio da Cova da Beira] Encolheu perto de 5.000 hectares. No início da década de 1990... iria irrigar mais de 17 mil hectares. Pouco tempo depois... o Governo vem dizer que, depois de concluídos beneficiará 12 mil 340 hectares de terrenos agrícolas. A que se deve a redução? Ao avanço das cidades e vilas da região. Na Covilhã, Belmonte e Fundão houve reduções dos perímetros a irrigar... Com a agricultura a ser progressivamente abandonada e o crescimento das cidades para terrenos agrícolas, deve merecer reflexão." Francisco Cardona, DXXI, 30/06

20090701

Prémio Romão Vieira (11)

A novel e bem aventurada nomeada ao Prémio Romão Vieira é Ana Ribeiro Rodrigues, em estreia mas não sem merecimento, pela esclarecedora peça "jornalística" do acólito NC em que descreve a espera de Carlos Pinto pelos sinais, "para ver se o “clima de simpatia” em torno da sua candidatura é “real e evidente” para decidir se avança para um novo mandato." Não vá faltar resposta à exortação, o Grémio* atribui já alguns sinais ao edil. Sinais de esperança, sem bluff, com humor e amizade.