20080430

PIN-óquios

"Projecto Aleia tem qualidade PIN - "O presidente da empresa luso-francesa, Jean Quiquempoix, assinou ontem com o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, o protocolo de cedência de terrenos para a fábrica e recebeu palavras de apoio ao projecto pelo secretário de Estado adjunto, da Indústria e Inovação, Castro Guerra (...) A Aleia vai funcionar num edifício semelhante a um hangar industrial junto ao aeródromo da Covilhã, cuja ocupação foi hoje protocolada entre Jean Quiquempoix e o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto. Terá inicialmente 2.000 metros quadrados e irá crescendo à medida do projecto até aos 10.000 metros quadrados, nos primeiros cinco anos."
A empresa Aleia nasce da junção de esforços da da Dyn'Aéro, sociedade francesa que concebe aviões ligeiros e que já está presente em Portugal (Ponte de Sor), e da a Equip'Aéro, uma empresa francesa de equipamentos aeronáuticos com sede em Toulouse.
Do lado português, estão incluídas a Spinworks, gabinete português de estudos aeronáuticos sediado em Lisboa, e a Plasdan, empresa portuguesa ligada à indústria de moldes na Marinha Grande. (...) Carlos Pinto, autarca da Covilhã, acredita que este pode ser "um impulso decisivo para criar um cluster ligado à aeronáutica na Covilhã". "Merece ser acarinhado por nós e pelo Governo para que possa dar origem a algo de novo", realçou. (...) O secretário de Estado adjunto, da Indústria e Inovação, Castro Guerra, considera o fabrico de aviões a jacto na Covilhã como um projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN) "É a discriminação positiva prevista no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para projectos no interior", realçou. "Está a ser feita de forma inteligente a passagem de actividades de mão-de-obra intensiva para as áreas do conhecimento", conclui o secretário de Estado." DXXI, 15 de Abril de 2008

Sem comentários: