CASTELO BRANCO - "66 milhões de orçamento para 2009 (...) voa para o aeródromo de Castelo Branco (...) ganhando o concelho uma nova centralidade." Reconquista
COVILHÃ - "Carlos Pinto interveio para dar conta de alguns projectos em carteira. Aeroporto da Covilhã, com a compra de terrenos em 2009..." Diário XXI
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Faz sentido as câmaras de duas cidades tão próximas elegerem os "aeroportos" como grande opção do Plano para o próximo ano? Não lhe parece desperdício a mais, em época de crise, havendo tanto para fazer na cidade, com e para as pessoas? Parece-lhe lícito avançar para a compra de terrenos sem que sejam divulgados os pareceres favoráveis das entidades que tutelam a aeronáutica em Portugal, os estudos de impacte ambiental..., e sem uma discussão pública aprofundada desta "prioridade"? Que pensarão os partidos com assento na assembleia municipal da Covilhã destas opções visionárias?
20081230
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11 comentários:
Que pensam? Pensar, um deputado? Os do PS entraram mudos e saíram calados. Os outros não têm peso.
"Os outros não têm peso".
Pois não. Uns porque pertencem a partidos com representação residual, os outros porque abdicam do peso que poderiam ter em respeito pelo bem amado e incansável lider: "O bem amado e incansável lider tem sempre razão; se o bem amado e incansável lider quer um aeroporto, todos o devemos querer também! Ou então não, mas pouco importa, voto com o meu bem amado e incansável lider."
Atendendo à, pelo menos aparente, unanimidade da maioria, talvez reste esperar que o veto do Tribunal de Contas impeça tamanho erro. Seria bom que investigassem as vantagens dessa deslocação para os proprietários dos terrenos junto ao actual aeródromo. Também seria interessante conhecer os donos dos terrenos a adquirir. Nestas coisas, quando há pressa e obsessão, é de desconfiar.
Tão importante como os aspectos apontados, faltam os estudos de viabilidade económica!
Por mais que não se goste do homem, a região precisa de garantir a centralidade. Nisso, espero estarmos de acordo. Só com um aeroporto a Covilhã e captará turistas e poderá fixar a indústria aeronáutica.
Oh cipriano, deves pensar que isto são as canárias, com magotes de turistas a atropelarem-se. A opção de mudar de sítio é mais que duvidosa... Está bom de ver quem sairá beneficiado. Lembro-te, por exemplo, de uma certa casa em construção mesmo no enfiamento do actual aeródromo...
Já se ouviu falar numa urbanização de luxo para a zona privilegiada do actual aeródromo . Do mesmo empreiteiro da Qnta do Freixo .
Cipriano disse: "Só com um aeroporto a Covilhã e captará turistas"
Mas os turistas são atraídos pelos aeroportos ou usam os aeroportos para chegar ao que os atrai? E o que temos para atrair turistas? A neve empapada da triste estância da Torre, durante dois meses por ano, nos anos bons?
Acho que temos muito para atrair turistas mas ainda não o sabemos fazer, ainda não o conseguimos fazer. Não o fazemos como é feito nas outras montanhas da Europa com neve e sem neve, a começar pelo Gerês, passando pelos Picos da Europa, pelos Pirinéus e pelos Alpes, e acabando lá para os Urais.
Francamente, acho que é uma tolice (e uma tolice muito dispendiosa) começar a atacar esta nossa originalíssima deficiência construindo um aeroporto...
Como os pintos têm asas...
Mas não voam, ou têm voos de curta distância...
O certo é verificar que há, de qualque forma, em relação a Castelo Branco, um atraso irrecuperável, ano após ano, no quer que seja...
Dois aeroportos a 60 KM,fantastico tipico de um qualquer paos africano, mas como diz o ditado o exemplo vem de cima, se o Ze quer um TGV,porque e que a malta não poder 2 aeroportos? Assim vamos de avião as promoções do Jumbo.
Vir de avião a Serra?
So pode ser piada.
A malta vive em Lisboa que dista 2horas e 15 minutos da Covilhã, vai apanhar o avião e Cascais(anda para tras)tem de chegar 30 a 45 minutos antes(formalidades de embarque)50 minutos de viagem, desembarcar alugar carro, isto deve dar 3 horas, como disse so pode ser piada.
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