20100201

Fantasia 30 - Património covilhaneinse

Acesa vai a discussão lançada pelo Carpinteira (1, 2 e 3)a propósito da iminente demolição das principais pontes ferroviárias da Covilhã. O manufacturas apela a que Salvem a Ponte do Corges!, divulgando o pedido de esclarecimento (1, 2) do Deputado Pedro Soares à REFER. O Grémio* associa-se à causa, esperando que a ideologia do pugresso que deu azo às intervenções nas pontes Pedrinha e do Paul não coíba o dr. Pinto de adoptar a costumeira posição 5 estrelas.

"Retomamos o tema da demolição da ponte ferroviária do Corges, construída no século XIX, que a REFER tem em lista de espera para o abate. Um escândalo com hora marcada e com a conivência da sociedade civil covilhaneinse, pejada de basbaques, que se estão nas tintas para o que resta da seu património histórico. Atavismo que não surpreende, depois de anos a fio, assistirem impávidos ao saque e delapidação da sua memória colectiva. Adicione-se ainda, alguma imprensa regional, pactuante com a deriva e o afã destrutivo dos amanuenses camarários, mais uma oposição que tem vindo a assobiar para o lado com um melancólico encolher de ombros. (...) Como se não fosse já suficiente, o património que jaz em ruína e em incrédulo esquecimento, agora vão também aniquilar parte da historia da cidade. Relembro um breve excerto, a propósito da história desta linha escrita por pinto pires:

"Para que a linha passasse pela Covilhã foi necessário construir cinco grandes pontes: a ponte sobre o rio Zêzere em Alcaria, a ponte do Anaquim (nas Poldras), o viaduto dos oito arcos em pedra, a ponte do Corge e a ponte da quinta do rio (...) Nesta obra, durante os meses de Junho, Julho e Agosto de 1891, trabalhavam na construção da linha, dia e noite, 4.000 operários, um grande número, eram mulheres" Carpinteira

Salvem a ponte do Corges

Sem comentários: